Notícias



Crise grega

FMI está disposto a ajudar Grécia se receber um pedido

Em breve comunicado, Lagarde não explica quem deve apresentar formalmente o pedido de ajuda

06/07/2015 - 12h25min

Atualizada em: 06/07/2015 - 12h25min


Peter Parks / AFP
"Seguimos a situação de perto e permanecemos dispostos a ajudar a Grécia se nos pedirem", afirma Lagarde em comunicado

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está disposto a ajudar a Grécia se receber um pedido, declarou nesta segunda-feira a diretora-geral do organismo, Christine Lagarde, um dia após a rejeição mediante um referendo do plano dos credores do país.

"Seguimos a situação de perto e permanecemos dispostos a ajudar a Grécia se nos pedirem", afirma Lagarde em um comunicado, no qual destaca ter tomado nota do resultado da consulta popular de domingo.

Primeiro ministro grego deve apresentar novas propostas na terça-feira
Mercados abrem em baixa após vitória do "não" no referendo grego

No referendo de domingo, mais de 61% dos gregos rejeitaram as exigências dos credores do país de mais austeridade em troca de dinheiro, uma vitória para o governo do partido de extrema-esquerda Syriza, que assumiu o poder há cinco meses.

Todos os olhos estavam voltados nesta segunda-feira para o Banco Central Europeu (BCE), considerado por muitos a única instituição que pode conter o pânico dos mercados e evitar um colapso da economia grega.

No breve comunicado, Lagarde não explica quem deve apresentar formalmente o pedido de ajuda.

Ministro das Finanças grego renuncia ao cargo
Os desdobramentos da vitória do "não" na Grécia

Tradicionalmente o FMI fornece ajuda a pedido de Estados em grandes dificuldades financeiras. Mas a situação com a Grécia é singular: o país entrou em default em 30 de junho com o organismo e, portanto, o Fundo não pode entregar nenhuma assistência financeira até que Atenas pague a dívida de 1,5 bilhão de euros.

O FMI pediu aos gregos que adotem novas medidas de economia, mas também recomenda que os europeus façam um gesto para aliviar a grande dívida do país.

Segundo as estimativas do FMI, a Grécia necessitará de pelo menos 50 bilhões de euros nos próximos três anos, sendo 36 bilhões por parte dos europeus.

Leia as últimas notícias de Mundo

*AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias