Notícias



Crise na Grécia

Imagem de aposentado grego chorando ganha destaque em redes sociais

Idoso que se emocionou quando não conseguiu recuperar a pensão de sua mulher disse que não suporta ver o país "nessa miséria"

03/07/2015 - 23h59min

Atualizada em: 03/07/2015 - 23h59min


Sakis Mitrolidis / AFP
"Os funcionários do banco me disseram que não podia retirar o dinheiro", contou Shatzifotiadis

A foto de um aposentado grego às lágrimas, tirada por um fotógrafo da AFP nesta sexta-feira, na frente de uma agência bancária de Tessalônica (norte), viralizou nas redes sociais. De acordo com a agência, o homem estava emocionado por não suportar assistir à crise da Grécia.

- Não posso suportar ver meu país nessa miséria. Por isso, estava abatido, não por meu problema pessoal - explicou Giorgos Shatzifotiadis, de 77 anos, por telefone.

Sartori compara crise financeira do RS com a da Grécia
Às vésperas de plebiscito, relatório do FMI defende alívio à dívida grega

Como muitos gregos, na manhã desta sexta-feira, ele tentou sacar no banco a quantia diária permitida no país pelas autoridades.

Na Grécia, algumas agências estão abertas esta semana apenas para os aposentados. As demais permanecem fechadas ao público até a próxima terça-feira.

Para "viver com dignidade na Europa", premier prega voto "não"
Dois dias antes do referendo, manifestantes tomam ruas de Atenas

O aposentado queria recuperar parte da pensão de sua mulher, que tem problemas de saúde. Depois de passar por três bancos fechados, finalmente conseguiu encontrar uma agência aberta.

- Os funcionários do banco me disseram que não podia retirar o dinheiro. Então, desabei - contou Shatzifotiadis.

Fundo Europeu de Estabilidade declara Grécia em moratória com FMI
Premiê quer corte de 30% da dívida da Grécia e período de carência de 20 anos

Essa imagem - a de um aposentado de Tessalônica chorando sentado no chão, do lado de fora de uma agência bancária, com sua caderneta da poupança nas mãos e a carteira de identidade no chão - retrata o drama vivido pelos gregos.Assim como vários de seus conterrâneos, esse casal trabalhou vários anos na Alemanha, país-alvo das críticas da população grega por sua intransigência na crise do país e de onde sua mulher recebe a pensão.

- Trabalhei muito duro em uma mina de carvão e na fundição - continuou. - Vejo meus concidadãos mendigando alguns centavos para comprar pão, vejo os suicídios aumentarem. Sou uma pessoa sensível. Não consigo suportar ver meu país nessa situação. Tanto a Europa quanto a Grécia cometeram erros. Temos de encontrar uma solução.

Luiz Antônio Araujo: moratória de estadistas
"Sim" lidera as pesquisas sobre o referendo grego

O aposentado ainda não sabe se participará do referendo de domingo sobre as medidas de austeridade propostas pelos credores (UE e FMI) da Grécia, já que não tem dinheiro para ir até sua seção eleitoral, "a 80 km de Tessalônica".

- A não ser que meus filhos me levem de carro - reconheceu.

*AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias