Notícias



13ª vítima

Menino de oito anos morre após contrair meningite na Região Metropolitana

Conforme o último balanço da Secretaria da Saúde, o Estado registrou 13 mortes causadas por meningite bacteriana em 2015, contra três e 2014

30/07/2015 - 11h58min

Atualizada em: 30/07/2015 - 11h58min


A prefeitura de Gravataí, na Região Metropolitana, confirmou a morte por meningite de um menino de oito anos na madrugada desta quinta-feira. Ele era morador do Bairro Fátima, de Cachoeirinha. Matheus Silva deu entrada no posto de Saúde de Gravataí às 10h e morreu na madrugada de hoje. Não há confirmação ainda sobre o tipo de meningite que o menino contraiu. As informações são da Rádio Gaúcha.

Mortes por meningite provocam corrida nas clínicas privadas

O município de Cachoeirinha chegou a decretar emergência este ano por surto comunitário de meningite no Bairro Jardim Betânia. A cidade teve quatro casos documentados de meningite C, com dois óbitos. Todos os pacientes que contraíram a doença eram do bairro.

Mortes por meningite triplicam em relação ao ano passado no RS
 
Por causa do surto, um mutirão vacinou 1,6 mil moradores contra meningite no Jardim Betânia. No entanto, o bairro onde Matheus Silva morava não foi alvo das vacinas. A Justiça chegou a determinar a ampliação da aplicação das doses em todo o município, porém a prefeitura de Cachoeirinha alegou que não havia como cumprir a decisão.
 
Conforme o último balanço da Secretaria da Saúde, o Estado registrou 13 mortes causadas por meningite bacteriana em 2015, contra três e 2014. Foram 48 casos confirmados de meningite bacteriana, contra 35 no ano passado. Dos óbitos confirmados em 2015 pela doença, quatro foram provocados pela meningite do tipo B, quatro pelo tipo C e cinco não foram identificados.

A imunização
 
- A meningite pode ser causada por vírus (uma forma menos agressiva) ou por bactérias de diversos soro-grupos. Os mais comuns são A, B, C, Y e W.
 
- Até 2012, predominava no Rio Grande do Sul o grupo B. A partir de então, houve uma virada, com predominância do C, como já ocorria no restante do país.
 
- Apenas a vacina para o grupo C está disponível nos postos de saúde. Oferecida desde 2010, a imunização deve ser tomada aos três meses, aos cinco meses e aos 15 meses de idade.
 
- A duração média da vacina para o grupo C é de cinco anos. Depois disso, o efeito da imunização começa a diminuir.
 
- Oferecida somente na rede privada, a imunização do tipo B demanda de duas a quatro doses, dependendo da idade, cada uma por cerca de R$ 550. O valor é mais alto, pois trata-se de um produto lançado há apenas três meses no mercado nacional e há somente um laboratório que a produz, usando tecnologia de ponta.
 
- A rede privada também oferece a vacina tetravalente (para os grupos A, C, Y e W), que custa cerca de R$ 270.
 
Sintomas

- Os sintomas mais comuns da meningite são febre, dor de cabeça severa, náuseas, vômitos, confusão mental, convulsões, rigidez de nuca em pacientes mais comprometidos. Um sintoma especialmente importante é o aparecimento de manchas vermelhas no corpo.
 
- Em crianças menores de um ano, os sintomas são menos evidentes: febre, recusa alimentar, irritabilidade ou sonolência e prostração e, em alguns casos, curvatura da moleira.

- Os sinas das meningites virais e bacterianas são os mesmos. Diferentemente das virais, a meningite bacteriana pode ser fatal.
 
- As pessoas com sintomas de meningite devem procurar, imediatamente, atendimento médico.

Fonte: Sociedade de Pediatria do RS


MAIS SOBRE

Últimas Notícias