Notícias



Internet

Ministério Público Federal abre inquérito para investigar site "Tudo Sobre Todos"

A perspectiva é buscar medidas judiciais para tirar o site do ar temporariamente

28/07/2015 - 13h28min

Atualizada em: 28/07/2015 - 13h28min


Jaqueline Sordi
Enviar E-mail
Reprodução / Tudo Sobre Todos

Depois de criar polêmica e gerar críticas em redes sociais no início da semana passada, o site "Tudo Sobre Todos", que expõe dados de pessoas e empresas brasileiras, agora é alvo também de investigação do Ministério Público Federal.

Em atividade desde junho, o portal oferece pesquisa por nome completo e CPF para encontrar bairro e CEP, por exemplo. Além disso, vende informações mais detalhadas como RG, local de trabalho, registro profissional e até endereço.

Liberdade e regulação do ambiente virtual geram embate
Cole Stryker: "Expor a identidade de todo mundo não é a resposta"
FaceGlória: a rede social religiosa que quer superar o Facebook

Conforme o procurador da República  Kleber Martins, desde sexta-feira  estão sendo coletadas informações técnicas sobre o portal, que oferece pesquisa por nome completo e CPF para encontrar bairro e CEP.

- Já identificamos que o site comercializa informações de brasileiros sem qualquer consentimento, e isso é proibido pela legislação - explicou o procurador, que atua no Rio Grande do Norte, onde está concentrada a apuração.

O Brasil S2 a internet: os 20 anos da rede no país

Além do conteúdo do portal, o MPF está reunindo dados sobre a empresa que registrou o portal. Até o momento, se sabe que a sede da Top Documents LLC. fica em Victoria, capital das ilhas Seychelles, no Oceano Índico, o provedor fica em Paris, na França, e o domínio do site é da Suécia.

 - É uma salada internacional que está sendo servida aos brasileiros. A experiência nos mostra que, quando os responsáveis tem muitas ligações no Exterior, a intenção é fugir da fiscalização brasileira. É uma conduta indicativa de um ato ilícito - comenta Martins.

Ainda segundo o procurador, medidas judiciais devem ser tomadas nos próximos dias para tirar do ar temporariamente o site, durante o andamento da investigação. Na tarde da última segunda-feira, o site ficou indisponível para alguns usuários, mas na manhã de terça-feira já era possível acessá-lo novamente.

Suas senhas são fortes contra invasão de hackers? Faça o teste e confira
MPF recebe 29 denúncias contra site que informa CPF das pessoas

Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério da Justiça afirmou que ainda não recebeu denúncia formal sobre o portal, mas que o caso deverá ser investigado na esfera criminal, já que o site não está hospedado no Brasil. ZH não conseguiu localizar contatos para entrevistar os responsáveis pelo "Tudo Sobre Todos".

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias