Esportes



De Fora da Área

Paulo Pelaipe: é hora de se unir

Dirigente executivo de futebol analisa o momento de escândalos e de falta de credibilidade no esporte

04/07/2015 - 06h02min

Atualizada em: 04/07/2015 - 06h02min


Amigos, o que estamos assistindo no futebol brasileiro e mundial nos faz partir para uma grande reflexão.

Os valores que fazem o espírito esportivo e a competição limpa - ganha dentro das leis do jogo dentro do campo - estão sendo mais questionados a cada dia e marcados por escândalos nunca antes vistos. Isto traz um desencanto para os torcedores.

Leia outros textos da coluna De Fora da Área

Estádios sem público, dirigentes investigados e muitos acuados por gestões que não foram transparentes e sérias. Por isso, chegou a hora de passar a limpo o futebol brasileiro, CBF, federações, clubes, imprensa e poder público. O que estamos assistindo desde a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo são escândalos um atrás do outro. Isso inclui dirigentes públicos e privados envolvidos em falcatruas, comissões nos estádios que foram construídos na sua maioria com superfaturamento, em patrocínios nas placas estáticas do estádios, em marcas de de materiais esportivo. Enfim, toda sorte de maracutaias, a fim de alguém levar vantagens. Mentiras e mais mentiras.

Obras essenciais que deveriam estar prontas para a Copa ate hoje estão em andamento, com gastos, em sua maioria, superfaturados. Com tudo isso, como nosso futebol poderia estar bem? Sem estrutura, com pessoas sem qualificação no comando, é impossível dar aquilo que todos queremos: um rumo ao futebol brasileiro. Pessoas que querem o bem do nosso futebol devem dar as mãos e deixar as vaidades de lado. Pensar no nosso povo sofrido e humilhado e tentar modificar este quadro sombrio que nos assusta tanto. Será que teremos de passar a vergonha de assistir a uma desclassificação de um Mundial para que algo seja feito?

Troca técnico, troca técnico e nada. Não está aí o problema. Ele está mais acima. É de estrutura, de filosofia. E todos devem fazer o mea culpa. Qualquer jogador que dá dois chutes vira craque. Não temos identidade da nossa Seleção com o povo. Enfim, são tantas situações de erros e equívocos que daria para escrever uma semana sem parar. Olhem o estado das federações de uma maneira geral, como vimos na brilhante reportagem da Rádio Gaúcha e de Zero Hora. Isso mostra um pouco de como está nosso futebol, feito na base dos amigos, parentes e conchavos. As pessoas que amam e vivem do futebol precisam acordar, se unir e fazer algo para que possamos novamente ser fortes e respeitados.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias