Bem-Estar



Descoberta

Pesquisa estabelece relação entre demência e doença renal crônica

Estudo feito em ratos indicou que as complicações nos rins tendem a causar inflamações neurais que afetam o funcionamento do cérebro

07/07/2015 - 05h02min

Atualizada em: 07/07/2015 - 05h02min


Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

Experimentos feitos pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo estabeleceram relação entre doença renal crônica e a demência. O estudo feito em ratos indicou que as complicações nos rins tendem a causar inflamações neurais que afetam o funcionamento do cérebro.

- Nos animais, a gente detectou que a neuroinflamação em dado momento leva a esse desajuste da proteína klotho, que tem uma relação no sistema nervoso - explicou o coordenador da pesquisa, Cristóforo Scavone.

Conheça a neuroplasticidade, capacidade do cérebro que ajuda na prevenção de demências
Pesquisa aponta os cinco passos para evitar a demência

A proteína klotho regula o fosfato e a vitamina D no organismo. A redução dessa substância, causada pela inflamação crônica, é apontada no estudo como responsável pelos problemas cognitivos.

Os testes foram conduzidos em 40 ratos que tinham a insuficiência renal induzida pela retirada de um dos órgãos. Em seguida, a capacidade cognitiva dos animais era medida por testes comportamentais. De acordo com Scavone, após um determinado período, todos os ratos passaram a apresentar algum grau de deficiência cognitiva.

Interação com cachorros pode ajudar pessoas com demência
Vida saudável retarda aparecimento de demência em 12 anos

- No paciente, a história é mais ou menos parecida - disse o professor.

Ele pondera, no entanto, que existem algumas diferenças. A falta da proteína klotho tende a desregular a quantidade de fosfato, elemento que já é associado, em outros estudos, ao envelhecimento.

- Na verdade, o que ela indica é que esse modelo de envelhecimento pela klotho está muito associada à concentração de fosfato - enfatiza.

A pesquisa foi motivada pela observação do elevado percentual de casos de demência em pacientes renais. O professor defende que durante o acompanhamento dessas pessoas seja dada atenção aos níveis de fosfato e klotho. Para Scavone, uma das formas de reduzir a ocorrência desses problemas mentais é a prática de exercícios.

- O exercício físico desafia e torna possível a reação do organismo - ressalta.

*Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias