Notícias



Argentina

Prefeitura de Buenos Aires será definida no segundo turno

Oposição argentina venceu em Córdoba e o governo manteve La Rioja

06/07/2015 - 14h06min

Atualizada em: 06/07/2015 - 14h06min


Um peronista opositor à presidente argentina Cristina Kirchner venceu as eleições para governador de Córdoba, o kircherismo venceu em La Rioja, e a prefeitura de Buenos Aires será decidida no segundo turno entre os dois candidatos da direita, de acordo com os resultados divulgados nesta segunda-feira.

A oposição conseguiu no domingo importantes resultados em Córdoba e em Buenos Aires, onde a direita teve uma vitória arrasadora e o atual prefeito e candidato presidencial Mauricio Macri (PRO, direita) recebeu um forte apoio para as eleições gerais de 25 de outubro.

O caso do escritor argentino condenado por reescrever um conto de Jorge Luis Borges
Morre primeiro diretor argentino indicado ao Oscar

Macri é o aspirante opositor melhor posicionado para as presidenciais, apesar de Daniel Scioli, governador da província de Buenos Aires - vizinha à capital - e candidato da presidente Kirchner se manter no primeiro lugar nas intenções de voto, segundo pesquisas.

Horacio Rodríguez Larreta, o candidato de Macri para sucedê-lo na prefeitura, foi o mais votado, com 45,5% dos votos, seguido do economista Martín Lousteau, da Energia Cidadã Organizada (ECO, centro-direita), com 25,5%, enquanto que o kirchnerista Mariano Recalde conseguiu o terceiro lugar, com 21,9%.

A prefeitura será definida no segundo turno, em 19 de julho.

Perícia do caso Nisman descarta presença de terceiros na cena do crime
Argentina tem greve de transportes

Quase nunca na história o peronismo conseguiu assumir a capital. Mas o comportamento dos portenhos nas urnas não é necessariamente um indicador do que ocorrerá em nível nacional nas presidenciais.

- Acredito que não há um vínculo direto entre o resultado na Capital e nas presidenciais. Apenas, eventualmente, um clima vitorioso, mas isso dura uma ou duas semanas - advertiu Videla.

Leia as últimas notícias de Mundo

Quase 40% do eleitorado do país está na província de Buenos Aires, próxima à capital e reduto peronista.

Nas presidenciais, o candidato governista Daniel Scioli lidera as intenções de voto cm 34,9%, contra 26,3% de Macri, segundo a última pesquisa de Management & Fit.

Os portenhos votarão pela primeira vez com a Cédula Única Eletrônica.

*AFP

ALEJANDRO PAGNI / AFP
Eleitores argentinos foram às urnas no domingo para escolher o prefeito de Buenos Aires

MAIS SOBRE

Últimas Notícias