Bem-Estar



Prevenção

Saiba por que é importante realizar exames médicos antes de praticar atividades físicas

Eletrocardiograma deve ser feito também por crianças e adolescentes

06/07/2015 - 12h32min

Atualizada em: 06/07/2015 - 12h32min


Cristiano Estrela / Agencia RBS

O registro de duas mortes no mês de junho durante a prática de esportes em academias de São Paulo reascendeu o alerta sobre necessidade de realizar exames médicos para avaliar as condições físicas de que realiza exercícios. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 140 mil pessoas morrem de doenças do coração no Brasil a cada ano. De acordo com especialistas, cerca de 90% dessas mortes, inclusive as decorrentes de mal súbito, poderiam ser evitadas com o diagnóstico básico de um simples eletrocardiograma, seguido de tratamento e acompanhamento médicos adequados.

Conheça a calistenia, modalidade que usa o corpo como academia
Pós-treino pode melhorar eficácia dos exercícios

O cardiologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente da Sociedade Internacional de Eletrocardiologia, Carlos Alberto Pastore, alerta para a necessidade de se fazer o eletrocardiograma em crianças e adolescentes que vão iniciar a prática esportiva ou que têm histórico de doença cardiovascular na família.

- Existem doenças elétricas do coração que só são desencadeadas quando é feito um esforço forte ou exercício intenso. Por isso a importância do eletro ficou grande para prevenir doenças do coração. O eletro dá dicas de que essas doenças podem existir. Como os adolescentes estão iniciando mais cedo os esportes, o eletro é importante para obter uma identidade do coração - esclarece Pastore.

Conheça os erros mais comuns que atrapalham o desempenho na musculação
Exercícios vigorosos podem ser a melhor opção para quem tem problemas crônicos de saúde

Entretanto, o médico destacou que é importante que seja feita uma boa interpretação do exame, o que já é possível devido às evoluções registradas nos últimos 20 anos.

- Nós conseguimos diversas informações que nos deram subsídios para interpretar vários eletros que no passado não conseguíamos. Esse exame existe há mais de 100 anos e é tecnicamente fácil e o mais barato, mas a boa interpretação é fundamental - enfatiza o especialista.

Leia mais notícias de saúde e bem-estar

Ainda segundo Pastore, o eletrocardiograma é eficaz também para acompanhar pacientes sob uso de medicamentos (antibióticos, antialérgicos, antidepressivos e até antiarrítmicos) que, em alguns casos, agem negativamente sobre o coração, principalmente quando o órgão é acometido de uma doença silenciosa, ainda não diagnosticada.

Leia mais matérias sobre exercícios físicos

- Muitas vezes, a doença é congênita e não apresenta qualquer sintoma, mas, ao interagir com medicação inadequada, pode ser fatal - conclui o médico.

*Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias