Entretenimento



Que a Força esteja com você

Sem aviso prévio, Wilco lança um novo disco, gratuito na internet

"Star Wars" é o nono disco do grupo, que comemora 20 anos de carreira

28/07/2015 - 05h02min

Atualizada em: 28/07/2015 - 05h02min


Roger Lerina
Roger Lerina
Enviar E-mail
Autumn de Wilde / Divulgação

Por esta ninguém esperava: no último dia 16, no meio de uma turnê pelos Estados Unidos comemorativa de 20 anos de trajetória, a melhor banda americana da atualidade disponibilizou de graça e sem aviso prévio um novo disco com canções inéditas. "O que é mais divertido do que uma surpresa?", escreveu Jeff Tweedy, vocalista e guitarrista do Wilco, no Instagram do grupo. Star Wars está disponível para baixamento gratuito no site wilcoworld.net e pode ser escutado em serviços de streaming como Apple Music, Rdio e Spotify - o título chega ao CD no dia 21 de agosto.

Ouça na íntegra:



O nono álbum do grupo é o mais curto - menos de 34 minutos - desde que o sexteto de Chicago estreou com A.M. (1995), despontando como nome pioneiro do country alternativo. Sucessor do aclamado The Whole Love (2011), o novo trabalho brinca com o gosto médio das massas no título, remetendo à popularíssima série de filmes de aventura espacial, e na capa, que reproduz a imagem kitsch de um gato peludo.

Renato Borghetti é tema de biografia
A pegada roqueira de Nenung em seu Projeto Dragão
Duca Leindecker se redescobre em DVD
Bares da Cidade Baixa abrem espaço para música autoral

O conteúdo, porém, não tem nada de lugar-comum: as 11 faixas de Star Wars equilibram experimentalismo e apelo pop, distorção e melodia, crueza e lirismo - um amálgama precioso que o Wilco sabe fazer com maestria. Se não chega a ser uma ruptura com a sonoridade singular que a formação vem aprimorando a partir do antológico Summerteeth (1999), Star Wars recupera uma urgência e uma pegada roqueira que não se ouvia tão plenamente desde Yankee Hotel Foxtrot (2002). Talvez o projeto Tweedy, duo com o filho Spencer registrado em Sukierae (2014), tenha reconectado Jeff com suas raízes mais juvenis.

Taylor Swift lidera lista de indicados ao VMA 2015

Star Wars abre alas com a barulhenta EKG, composição instrumental que ecoa as guitarras obsessivas do Sonic Youth. More... e Magnetized (linda e triste balada cósmica que fecha o disco) lembram os Beatles - outra influência explícita do Wilco. Aliás, se You Never Know, do disco Wilco (The Album), de 2009, soava como uma canção de George Harrison, agora Taste the Ceiling evoca John Lennon. O glam rock do grupo inglês T. Rex, mais uma referência de cabeceira do Wilco, dá o tom em Random Name Generator. The Joke Explained é um folk-rock com pitadas de ironia dylanesca, enquanto Pickled Ginger é movida a guitarras noise garageiras. Tudo orbita em torno da extática You Satellite, tema épico de mais de cinco minutos que vai crescendo até decolar como um foguete sônico do Velvet Underground.

E há, claro, as letras confessionais e agridoces de Jeff Tweedy, sempre confrontando certezas, esperanças e fidelidades com a incômoda inconstância e hesitação da condição humana. "Nós estamos tão sozinhos / Nós nunca estamos sozinhos / (...) / Por que nós não podemos contar quando estamos no inferno / Por que eu não posso dizer algo que faça você ficar bem", pergunta o cantor, cuja mulher recupera-se de um câncer, em Where Do I Begin. Em Random Name Generator, Tweedy afirma: "Eu pertenço às estrelas no céu". Que a Força continue com vocês, rapazes.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias