Olimpíada 2016



De olho em 2016

Splitter admite que vaga automática facilitaria planejamento do basquete brasileiro

Dívida da CBB com a Fiba coloca classificação como país-sede em risco

03/07/2015 - 07h31min

Atualizada em: 03/07/2015 - 07h31min


Wendell Ferreira
Wendell Ferreira
Enviar E-mail
Diego Vara / Agencia RBS

Uma dívida da CBB (Confederação Brasileira de Basketball) com a Fiba coloca em risco a classificação automática das seleções brasileiras de basquete como país-sede da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Se não houver acerto até o dia 31 de julho, o Brasil terá que disputar o Pré-Olímpico - em suas versões masculina e feminina. O pivô Tiago Splitter, que esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira para uma clínica na Sogipa, disse que uma eventual perda da vaga mudaria o planejamento do ciclo olímpico montado pelo técnico Rubén Magnano.

Tiago Splitter fala sobre a troca para o Atlanta Hawks

- Estamos falando em levar o time principal para o Pré-Olímpico. Ainda tem que ver o que vai ser decidido. Na programação que o Magnano fez para o ciclo olímpico, seria um ano de descanso, um ano de colocar os atletas mais jovens para jogar, então vamos ver o que vai acontecer. A CBB, mesmo tendo todos os problemas que está tendo financeiramente, de saída de patrocinadores, das dívidas que tem, estão fazendo o máximo para conseguir essa vaga.

Fiba recusa proposta e basquete brasileiro corre o risco de não jogar a Olimpíada

A dívida da CBB é um valor que deveria ter sido pago para o Brasil disputar a Copa do Mundo de basquete em 2014. Como não se classificou para a competição por meio da Copa América, a seleção brasileira masculina foi convidada para uma das vagas extras abertas pela Fiba - a entidade mundial, no entanto, cobra US$ 1 milhão pela classificação, valor que foi prometido e não bancado pela confederação brasileira.

Leia mais notícias do Rio 2016

Apesar da incerteza, Splitter acredita que o Brasil tem condições de conquistar a vaga dentro da quadra.

- Com certeza o nosso time é capacitado para conseguir uma vaga olímpica jogando, na quadra. Mas seria um desgaste para muitos jogadores que estão jogando temporada sim, sim, sim na seleção. Um desgaste que seria economizado visando a Olimpíada. Seria a melhor forma. Descansar esses jogadores para chegar bem à Olimpíada do ano que vem - concluiu Splitter.

O Pré-Olímpico das Américas terá a edição masculina realizada no México entre 25 de agosto e 6 de setembro. Os dois melhores colocados garantem vaga para o basquete olímpico - como atuais campeões mundiais, os Estados Unidos não disputam o torneio e já estão classificados à Olimpíada. Terceiro, quarto e quinto colocados no torneio das Américas vai para uma espécie de repescagem mundial, em julho de 2016.

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias