Pelas Ruas



A Osvaldo vai parar

Bom Fim se despede do garçom mais querido da Lancheria do Parque

Evento de despedida de Ildo organizado pelo Facebook conta com mais de 2,7 mil confirmados

30/08/2015 - 09h33min

Atualizada em: 30/08/2015 - 09h33min


- Sai um suco e duas torradas - grita o gringo de Nova Bréscia para o chapista, agilizando o pedido da clientela cativada com muito trabalho e suor nos corredores da "lanchera". Até o último dia de trabalho, Ildo Berté pretende ser assim: comprometido e cortês sem, claro, perder o humor.

Despedida do "garçom mais querido" lota Lancheria do Parque

Eis que, 17 anos após incontáveis encomendas de sucos mistos, torradões com ovo, xis coração e muita, mas muita cerveja, um dos garçons mais antigos (e carismáticos) da Lancheria do Parque, ponto clássico do bairro Bom Fim, em Porto Alegre, resolveu pedir a conta.

Curta mostra a rotina na Lancheria do Parque
 
Motivo específico não teve, diz o garçom. Foi a vontade de dedicar-se mais à família e acompanhar de perto o crescimento do filho adolescente que agora pensa em virar pequeno aprendiz e, depois, morar no Canadá.
 
- Ele disse que até vai nos levar junto - aposta o pai, confiante no pupilo.
 
Formado em magistério, Ildo não quer ficar para trás. Está com planos de estudar gestão empresarial, quem sabe investir em um negócio próprio e, mais tarde, registrar em um livro as centenas de histórias que guarda dos atendimentos noite adentro aos "magros do Bonfa".


Foto: Lara Ely / Agência RBS

Vai fazer falta, dizem os conhecidos
 
Os colegas e clientes lastimam sua saída. Amigo para toda hora, bom profissional, simpático e bem-educado com a freguesia, Ildo é do tipo que vai fazer falta. Os fãs já estão choramingando.
 
- Ele foi muito educado com a minha filha, lembro que brincou com ela - comenta uma.
 
- Ele faz uma salada especial que é só para nós - exibe-se outro.
 
- Vem cá, Ildo, vou sentir tua falta, cara. Aparece aí quando tiver um tempo - grita mais um.
 
Sem perder a brincadeira, Ildo recorda uma história de um grupo de amigos que, na última sexta-feira, foi à lancheria especialmente para tirar uma foto com ele:
 
- Quando tinham 18 anos, eles vinham aqui cheios da onda, olhavam o cardápio e só pediam pastelina. Agora "é tudo marajá" - brinca, sentando na mesa com o grupo. A família do coração, que formou durante todos os finais de semana e feriados em que não estava em casa, agora quer retribuir a dedicação: neste domingo, a partir das 17h, a turma quer parar a Osvaldo Aranha.
 
Mais de 2,7 mil pessoas confirmaram presença no evento de despedida do garçom mais amado da Lancheria. Dizem que a festa terá comes e bebes patrocinados pelo Zé do Passaporte e que não tem hora para acabar. Mas ele garante que sim: quer comer um churrasco com os colegas de trabalho depois do expediente.
 
Anderson Berté, sobrinho e garçom que terá a missão de substituir o tio, diz que herdou de Ildo o jeito educado e comunicativo. Mas sabe que terá uma tarefa árdua pela frente. Chegar ao nível de carisma de um dos símbolos do Bom Fim é trabalho para uma porção de anos:
 
- Ele é amado por todo mundo. Quem sabe um dia eu chegue no nível dele.


Foto: Lara Ely / Agência RBS


MAIS SOBRE

Últimas Notícias