Entretenimento



Mãos à obra

Clubes de desenho em Porto Alegre estimulam interesse pela arte e troca de experiências

Iniciativas do Café Cartum, da Casa de Cultura Mario Quintana e do Desenhando POA estimulam qualquer pessoa que tenha vontade de desenhar a dar o primeiro passo - ou fazer o primeiro risco

11/08/2015 - 12h30min

Atualizada em: 11/08/2015 - 12h30min


Fernanda Grabauska
Enviar E-mail
Marcelo Oliveira / Agencia RBS
Desenhistas profissionais e amadores se reúnem para desenhar com modelo vivo no Café Cartum, na Cidade Baixa

Imagine você, rabiscador de canto de cadernos, adentrar um corredor e dar de cara com grandes nomes da cena de ilustração gaúcha desenhando casualmente enquanto dão golinhos de suas doses de uísque.

Bem, acredite - é possível e mais fácil do que você pensa: honrando sua tradição gráfica, Porto Alegre conta com clubes de desenhos voltados a fazer profissionais e amadores (inclusive aqueles sem nenhuma experiência) empunharem o lápis e colocarem as mãos à obra.

Veja a cena descrita no primeiro parágrafo, por exemplo. Criado há quase um ano pelo artista Guilherme Moojen, o Café Cartum, no bairro Cidade Baixa, oferece, toda quarta-feira, duas horas de modelo vivo, em que um voluntário posa nu para que os frequentadores possam exercitar o desenho de figura humana. O ritual é um pouco mais antigo: começou há um ano e meio no bar Tutti Giorni (não à toa conhecido como "o bar dos cartunistas"), à época situado na Praça dos Açorianos e que já encerrou suas atividades. Ao abrir o novo endereço, Moojen decidiu reinstituir a quarta-feira como o dia do clube do desenho, agora não mais reservada apenas aos artistas da Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar) que tinham no Tutti seu ponto de encontro.

- Quis criar algo que crescesse e que não fosse restrito a quem é das artes visuais - diz.

Parada Gráfica chega à terceira edição
10ª Bienal do Mercosul terá obras inéditas e que marcaram as nove edições
Cinco mandamentos para ser um bom cartunista

No dia marcado, a variedade de desenhistas é grande: entre uma pose e outra do modelo, é possível encontrar amadores, aspirantes às vagas do Instituto de Artes da UFRGS, arquitetos, artistas emergentes na cena da Capital e medalhões como Santiago, Edgar Vasques, Joaquim da Fonseca e Otto Guerra. Mas os clubes de desenho não são restritos a quem quer retratar a figura humana. Não é raro avistar gente, com a prancheta embaixo do braço, perambulando pelo Centro Histórico ou pela Redenção: é o pessoal do Desenhando POA, grupo aberto que se reúne mensalmente sob a chancela do Atelier D43, coletivo de pesquisa em desenho da UFRGS.

Cartunista gaúcho conta em quadrinhos como lida com a esclerose múltipla
Talk-show de Laerte vai além do que a cartunista desenha ou veste

A prerrogativa é "simples assim", de acordo com Caju Galon, um dos mentores do projeto:

- A gente convoca, e quem quiser aparece.

Ao final de três horas em que cada um fica livre para circular, o grupo marca um ponto de encontro para mostrar seu trabalho e receber os pitacos não só de Caju, mas também dos artistas Teresa Poester e Kelvin Koubik.

Se você quiser soltar a mão, é só levar seu material e escolher o encontro ao qual quer aparecer (veja as opções abaixo). Quem sabe você não termina a noite recebendo, como esta repórter ao esboçar alguns torsos na apuração da reportagem, dicas de luz e sombra de ninguém menos do que Santiago?

Onde ir

Café Cartum
Rua José do Patrocínio, 637, na Cidade Baixa
O clube do desenho se reúne todas as quartas-feiras, com início da sessão de modelo vivo às 21h. A contribuição é espontânea.

Casa de Cultura Mário Quintana
Rua dos Andradas, 736, no Centro Histórico
A casa oferece gratuitamente oficinas de modelo vivo todas as quintas-feiras, às 14h, na sala E4.

Desenhando POA
Itinerante
Os encontros, gratuitos, são marcados pela página do grupo no Facebook. O próximo será no dia 22, a partir das 14h, nos jardins do DMAE (Rua 24 de Outubro, 200).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias