Notícias



Segurança pública

Com documentação de viaturas atrasada, policiais vão a pé ao Beira-Rio

PMs se deslocaram caminhando ao estádio para o jogo entre Inter e Chapecoense

02/08/2015 - 19h02min

Atualizada em: 02/08/2015 - 19h02min


Maria Eduarda Fortuna
Enviar E-mail
Maria Eduarda Fortuna / Maria Eduarda Fortuna

Os policiais do 1º Batalhão de Policiamento Militar (BPM), deslocados para atuar no jogo do Inter e Chapecoense neste domingo, em Porto Alegre, foram a pé ao Beira-Rio. As equipes da Companhia de Operações Especias do 1º BPM, que geralmente utilizam 11 viaturas para realizar a segurança nas partidas, entre carros e motos, hoje se deslocaram ao estádio caminhando. Os veículos estão com licenciamento vencido ou apresentando falhas mecânicas. As informações são da Rádio Gaúcha.

PMs fazem operação-padrão e restringem policiamento ostensivo

- A gente vem com o pelotão de motos, a viatura para transportar o efetivo e outros dois veículos para, caso necessário, atender a alguma ocorrência. Infelizmente, elas estavam circulando com documentação vencida, mas, hoje as equipes disseram que não iam mais rodar com elas dessa maneira, então não podemos obrigar - afirmou o comandante da Companhia, Admar Rodrigues.

A Companhia de Operações Especiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Porto Alegre, que faz a segurança no entorno do Beira-Rio em dias de jogo, não teve transporte disponível para o trabalho.  Os 24 homens percorreram os cerca de dois quilômetros do batalhão, na esquina das avenidas Ipiranga e Praia de Belas, até ao estádio a pé, e tiveram de deixar o equipamento utilizado para contenção de tumultos escorado ao pé da árvore - normalmente, escudos e capacetes ficam guardados nos veículos.

Segundo o presidente da Abamf - associação que representa servidores de nível médio da corporação - Leonel Lucas, os brigadianos receberam orientação para não irem à rua com viaturas que não estivessem regulares, tanto por falhas mecânicas quando por falta de licenciamento.

Setor por setor, saiba o possível impacto da paralisação no Estado
Liminar permite que bancos fechem se não houver policiamento

Apenas um veículo do batalhão estava circulando no entorno do estádio, para a partida no Beira-Rio, quando o normal são seis. No estacionamento do estádio, estavam apenas um micro-ônibus, duas vans, uma caminhonete da BM e outra dos bombeiros.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

- Nós tivemos que fazer mais de dez viagens pra vir até o estádio hoje. A gente costuma vir em uns 15 micro-ônibus para os jogos - disse um policial do BOE que preferiu não se identificar.

O major Rodrigo Mohr, respondendo pelo comando do 1º BPM, diz que a companhia conta com cinco viaturas, um micro-ônibus e 16 motos, mas admite que apenas duas motocicletas estão com licenciamento em dia. Além disso, os mais de cem policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da BM, responsável pela segurança dentro do estádio, foram transportados em veículos emprestados pela Academia de Polícia.

- Levei a equipe em três viagens. Das nossas 43 viaturas, 35 estavam com documentação pendente, já pagas mas ainda não recebidas. Acredito que até terça-feira, no máximo, isso esteja resolvido - explicou o comandante do BOE, tenente-coronel Carlos Andrade.

Conforme levantamento da Abamf, na Capital, 19º BPM e 20º BPM não tiveram nenhuma viatura em circulação no domingo. O 11º BPM e o 21º BPM tiveram apenas um carro na rua, em cada unidade. No Interior, as cidades de Santana do Livramento e Quaraí ficaram sem veículos. Uruguaiana e Bagé mantiveram as pessoas uma viatura em operação e Santa Maria, três.

Até o domingo, a BM ainda não tinha a informação de quantas viaturas estavam com documentação irregular. De acordo com o chefe de comunicação social da BM, major Ronie Coimbra, a corporação identificou que, na maior parte dos casos, os veículos estavam com licenciamento pago, mas o Centro de Motos e Mecanização ainda não havia remetido os documentos originais para o respectivo batalhão.

- O comando-geral ordenou um mutirão para agilizar o envio dessa documentação com urgência. Também estamos trabalhando para identificar possíveis casos de atraso no pagamento do licenciamento para regularizá-los. Até amanhã, essas situações devem estar resolvidas - prometeu Coimbra.

Veja a nota oficial divulgada pela Brigada Militar:

"O Comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, determinou que toda viatura com problemas não sairá para o serviço. Os policiais militares irão trabalhar utilizando outros meios de transporte. Esclarece também que NAO serão repelidas manifestações junto aos quartéis mas os PMs devem atender aos chamados por qualquer meio de transporte."

* Zero Hora e Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias