Notícias



Imagem negativa

Especialistas reprovam ausência de Sartori em anúncio do parcelamento de salários

Coube ao secretário da Fazenda comandar a coletiva de imprensa que confirmou a medida na sexta-feira

03/08/2015 - 23h09min

Atualizada em: 03/08/2015 - 23h09min


Juliana Bublitz
Juliana Bublitz
Enviar E-mail
Reprodução / Reprodução
Na sexta, Sartori limitou-se a divulgar pronunciamento em vídeo

A decisão do governador José Ivo Sartori de delegar a subordinados o anúncio do parcelamento dos salários do funcionalismo desencadeou uma torrente de críticas. Condenada por líderes sindicais e opositores políticos, a atitude também é alvo de reprovação entre especialistas.

Na última sexta-feira, coube ao secretário da Fazenda, Giovani Feltes, comandar a coletiva de imprensa que confirmou a medida radical. Sartori não apareceu.

- Foi um erro. Quem recebeu a maioria dos votos nas eleições foi ele, não o secretário - afirma a cientista política Céli Pinto, da UFRGS.

Sartori anuncia grupo de trabalho para encontrar soluções para crise
Por que a BM ficou com menos viaturas nas ruas?

Sartori limitou-se a divulgar na internet pronunciamento em vídeo. Depois, viajou a Curitiba para compromisso pessoal e só retornou domingo, quando postou um texto na internet. Falou em público apenas nesta segunda à noite.

- Em casos graves, é preciso agir logo. Não basta usar as redes sociais. Um líder precisa ser transparente - diz Patrícia Teixeira, especialista em gestão de crise e professora de assessoria de imprensa para políticos na Universidade de São Paulo (USP).

Na avaliação do consultor Ério Nascimento, docente do curso de pós-graduação em liderança estratégica de negócios e pessoas da ESPM-Sul, o fato de Sartori ter rompido o silêncio nesta segunda-feira não garante que consiga reverter a imagem negativa. A solução, segundo Nascimento, passa por atributos como "humildade e sabedoria".

- A recuperação sempre é possível, mas fica mais difícil - pondera.

Entenda a história do endividamento do Estado do RS
Como o governo do Estado se socorre dos depósitos judiciais


MAIS SOBRE

Últimas Notícias