Campo e Lavoura



Agronegócio

Expointer é aberta em breve cerimônia

Primeiro dia de feira começou com muito sol e movimento tranquilo em Esteio

29/08/2015 - 10h28min

Atualizada em: 29/08/2015 - 10h28min


Cadu Caldas
Cadu Caldas
Enviar E-mail
Joana Colussi - Direto da Índia
Joana Colussi - Direto da Índia
Enviar E-mail
Fernando Gomes / Agencia RBS
Sem discurso, Sartori inaugurou, oficialmente a 38ª edição da Expointer

Em uma cerimônia breve e sem discurso, o governador José Ivo Sartori abriu oficialmente a 38ª Expointer na manhã deste sábado, em Esteio.

Ao lado do secretário da Agricultura, Ernani Polo, e do secretário-geral de governo, Carlos Burigo, Sartori chegou às 9h ao parque Assis Brasil. Após breves cumprimentos, cortou a fita e declarou aberto oficialmente o evento. À imprensa, o governador ressaltou a importância da Expointer em um ano de desafios.

- É um evento pujante e que mostra a força do Estado.

Questionado sobre o parcelamento de salários, afirmou que o encontro será realizado na segunda-feira pela manhã no Palácio Piratini para explicar a situação financeira do Estado e que não comentaria o assunto durante a feira.

"Os servidores merecem uma explicação, mas hoje o assunto é Expointer", diz Sartori
Famílias contam o drama de ter o salário parcelado

Há incerteza no parque se haverá paralisação de fiscais agropecuários, que fazem a inspeção na entrada e na saída do parque. Os servidores haviam prometido parar de 1º a 4 de setembro caso o parcelamento de salários fosse confirmado - neste sábado, agendamento previsto na conta dos servidores apontou depósito de apenas R$ 600. Antonio Augusto Medeiros, presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Estado, sinaliza que a categoria manterá 30% das atividades.

O primeiro dia de feira começou com muito sol e movimento tranquilo em Esteio. A Expointer, que vai até 6 de setembro, é marcada pela expectativa de produtores e expositores de fecharem bons negócios e desanuviar o clima instável da economia. A redução de juro subsidiado e aumento nos custos de produção, inflados pela valorização brusca do dólar, provocam recuo nos investimentos e geram cautela nas projeções de venda.

Conheça as novidades e os principais lançamentos de máquinas agrícolas na Expointer
Expointer: confirma horários, atrações e como chegar à feira

A chuva, que costuma dar as caras no parque Assis Brasil durante a primeira semana de setembro, deve aparecer pouco neste ano. A previsão é de que o tempo fique firme, com poucas nuvens e temperaturas que variam entre 6ºC e 30ºC durante os dias de feira. Neste domingo, o calor aumenta e a máxima deve alcançar 30ºC. A exceção ocorre apenas na segunda-feira, quando são esperadas pancadas de chuva.

A Expointer teve início um dia depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar o Produto Interno Bruto (PIB) do país no segundo trimestre, quando a economia recuou 1,9%. A agropecuária registrou queda de 2,7%, o pior desempenho para o período desde o início da série histórica, em 1996.

Marta Sfredo: prospectar o fundo do poço é a única atividade rentável
Leia as últimas notícias

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias