Notícias



Crise financeira

Líderes da maioria das bancadas da Assembleia se dizem contrários a aumento de impostos

Reajuste de ICMS, que deve estar no pacote de projetos do governo Sartori, enfrenta resistências dentro da própria base aliada

04/08/2015 - 17h14min

Atualizada em: 04/08/2015 - 17h14min


Eduardo Matos / direto da Alemanha
Enviar E-mail

O governo do Estado deve encaminhar, nos próximos dias, projetos de lei para tentar amenizar a crise financeira do Estado. O mais polêmico deles deve ser o que propõe aumento de impostos - o próprio secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, em entrevista à Rádio Gaúcha, já afirmou que existe essa possibilidade. As informações são da Rádio Gaúcha.

A reportagem da Gaúcha procurou os líderes de todas as bancadas na Assembleia Legislativa perguntando se votariam contra ou a favor o aumento de impostos no atual momento. Sete das 15 bancadas já possuem posições e se manifestaram de forma contrária à medida: PT, PC do B, PSOL, PTB, PP, PPL e PPS. No total, elas reúnem 28 deputados.

Com aumento de ICMS, Piratini espera arrecadar mais R$ 2 bilhões em 2016

Outras quatro bancadas ainda não definiram posições ou estão divididas: PDT, PSDB, PMDB e PSB - que juntas possuem 23 parlamentares. Apenas as bancadas do PSD, que tem o deputado Mário Jardel, e do PV, que possui o deputado João Reinelli, são favoráveis ao aumento de impostos neste momento. Já os líderes das bancadas do PRB e PR não retornaram às ligações.

O governador José Ivo Sartori se reúne ainda nesta terça-feira com os deputados da base aliada para discutir os projetos para combater a crise financeira do Estado.

Posição dos líderes das bancadas contra aumento de impostos

PT - 11 deputados
Luís Fernando Mainardi - "Temos posição contra o aumento de impostos. Achamos que a pura e simples medida somente onera alguns setores da produção. Tira a competitividade. Não é uma solução. No tempo se esvai e há diminuição da atividade econômica".

PC do B - 2 deputados
Juliano Roso - "Vamos nos posicionar contra este item, porque entendemos que não é essa a saída para a crise do Estado. Governo que aumenta impostos não tem programa. Vamos sugerir que se acentue combate ao contrabando e à sonegação fiscal".

PSOL - 1 deputado
Pedro Ruas - "Nossa posição é contrária. O governo estadual, de maneira pouco republicana, está penalizando quem não tem culpa pela crise. Nós estamos vendo o sofrimento, por exemplo, dos servidores públicos. O ICMS, 100% das vezes, é repassado ao consumidor. É preciso cobrar a dívida ativa, por exemplo".

PTB - 5 deputados
Aloísio Classmann - "Não vamos votar aumento de impostos em hipótese alguma. A sociedade não suporta mais essa carga tributária".

PP - 7 deputados
Frederico Antunes - "Estamos aguardando a oficialização pelo governo. Quando nós falamos, lá atrás, para fazer parte da base, nós falamos que não éramos favoráveis ao aumento de impostos - porque achamos que isso traz mais custo para o cidadão, e consequentemente diminui receita em vez de aumentar. Falamos em novembro, antes de ele tomar posse, quando nos convidou para a base".

PPL - 1 deputado
Bombeiro Bianchini - "Eu não posso me manifestar sobre um assunto que talvez não venha. Mas eu sou contra o aumento de impostos. Acho que tem que achar uma forma de diminuir o peso do Estado e não sacrificar os demais".

PPS - 1 deputada
Any Ortiz - "Eu venho da iniciativa privada. Durante os outros governos já se ventilou o aumento de impostos e, em todas as outras vezes, fui contra. E agora eu sou do governo, mas essa é uma questão e eu não voto aumento de impostos. Não é a saída aumentar 1% do imposto. Não soluciona aumento de imposto. Pode aumentar o desemprego".

Caio Cigana: empresários contestam eficácia de ICMS maior

Bancadas divididas ou sem posição firmada

PDT - 8 deputados
Ênio Bacci (líder do PDT) - "O PDT tem dificuldade muito grande sobre esse tema. Vamos tentar dialogar com o governo para saídas intermediárias. Dialogar para buscar solução menos traumática. Temos dois deputados que já disseram que são contra".

PSDB - 4 deputados
Jorge Pozzobom - "Sou contra toda e qualquer forma de aumento de impostos, mas a bancada ainda não decidiu. Temos estudos que dizem que a crise não se combate aumentando impostos. Todos sabemos que, com essa recessão que estamos vivendo, vai estourar no pequeno empreendedor. Vamos ter que buscar outra alternativa".

PMDB - 8 deputados
Álvaro Boessio - "Há divergências. Tem que ver se é por um período, tem que ver por quanto tempo. Não é a maioria que apoia, não. Eu acredito que (o governo) nem vai apresentar projeto de aumento de impostos".

PSB - 3 deputados
Elton Weber - "Vamos levar o assunto para reunião da bancada. Nós vamos, a partir das informações, nos posicionar. Aumentar impostos é preciso analisar muito bem. Não sei se há ambiente para aprovação".

Vice-governador admite plano de aumento de impostos, mas diz que é contra

Bancadas favoráveis ao aumento de impostos

PSD - 1 deputado
Mário Jardel - "Sou contra, mas diante da situação atual do Estado não vejo outra saída a não ser essa, juntamente com outras medidas".

PV - 1 deputado
João Reinelli - "Estamos passando por um momento tão grave no Estado. Embora eu não ache o aumento de impostos bom, possivelmente isso seja necessário, já que nem seus servidores estão recebendo os salários. Essa crise não tem precedente no Rio Grande do Sul. Certamente alguma medida tem que ser tomada".

Leia as últimas notícias

Deputados que não retornaram às ligações

PRB - 1 deputado - Sérgio Peres
PR - 1 deputado - Missionário Volnei

*Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias