Notícias



Sistema penitenciário

Ministro do STF vota pela liberação imediata de recursos para presídios

Marco Aurélio Mello determinou o fim do contingenciamento do saldo acumulado do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e destacou medidas a serem adotadas por magistrados

27/08/2015 - 20h38min

Atualizada em: 27/08/2015 - 20h38min


Nelson Jr. / STF

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira para que o governo federal libere todo o saldo acumulado do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para ser investido no sistema penitenciário brasileiro. A decisão determina o fim do controle do orçamento disponível para o setor e proíbe novos contingenciamentos.

Judiciário pode obrigar Estado a realizar obras em presídios, determina STF

Em seu voto, Marco Aurélio também destacou a necessidade de adoção de uma série de medidas para que juízes levem em consideração a situação "dramática" dos presídios brasileiros no momento de aplicação de penas.

"Judiciário não pode autorizar a não honrar compromisso legal", diz ministro
Julgamento sobre porte de drogas não tem prazo para ser retomado

As orientações do ministro aos magistrados são: que os juízes que determinarem a prisão provisória justifiquem expressamente o motivo de não terem adotado medidas cautelares diversas da detenção; que considerem o "quadro dramático" do sistema prisional na hora de determinar a prisão cautelar; que em até 90 dias todos os tribunais instaurem as audiências de custódia para que o preso seja levado a um juiz até 24 horas após a prisão; e que, quando possível, os juízes estabeleçam penas alternativas à prisão se as condições de cumprimento de pena forem mais severas do que as previstas em lei.

Brzuska: "Tirar alguém da cadeia é fácil, tirar do crime é muito difícil"

Para Marco Aurélio, há pouca vontade política em garantir a defesa dos direitos dos presos por ser um tema "impopular" e a rejeição da criminalidade por parte da sociedade tem como consequência os bloqueios políticos, "que permanecerão se não houver intervenção judicial".

- A impopularidade dos presos faz com que os políticos, salvo raríssimas exceções, não reivindiquem recursos públicos a serem aplicados em um sistema carcerário voltado à existência digna - declarou. - É difícil imaginar candidatos que tenham como bandeira de campanha a defesa de dignidade dos presos - acrescentou.

População carcerária do Brasil cresce 74% em sete anos

O plenário do STF começou a discutir o tema a partir de uma ação proposta pelo PSOL contra a União, Estados e Distrito Federal. O partido quer que a Corte determine a adoção de diversas medidas com o reconhecimento de um "estado de coisas inconstitucional" do sistema penitenciário brasileiro.

Após voto do ministro Marco Aurélio, relator da ação, o julgamento foi suspenso em razão do horário já avançado da sessão. O tema voltará a ser debatido na próxima quinta-feira.

Leia mais notícias de Zero Hora

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, afirmou que a opção de contingenciar o Funpen é do Congresso. Adams disse ainda que existem uma "série de ações dramáticas e necessárias" a serem feitas, como o programa Bolsa Família.

- Dessa execução, em 2014, um ano fiscal difícil, a execução orçamentária chegou a 92% da dotação autorizada. Portanto, não há o contingenciamento a impedir a execução e a realização de projetos - justificou Adams.

*Agência Estado


MAIS SOBRE

Últimas Notícias