Notícias



Obituário

Morre o escritor britânico Oliver Sacks, autor de Tempo de Despertar

Sacks publicou um artigo no jornal The New York Times revelando que tinha câncer em estado terminal

30/08/2015 - 10h33min

Atualizada em: 30/08/2015 - 10h33min


Divulgação / Divulgação

Autor dos livros "Tempo de Despertar" e "O homem que confundiu sua mulher com um chapéu", o neurologista e escritor britânico Oliver Sacks, 82 anos, morreu neste domingo em sua casa em Nova York, vítima de câncer. Em fevereiro deste ano, Sacks publicou um artigo no jornal The New York Times revelando que a doença estava em estado terminal.

Leia o artigo em que Sacks revela que tem câncer

No texto, o escritor disse havia sido diagnosticado e tratado há nove anos de um melanoma raro, que o deixou cego de um dos olhos, e que o câncer se espalhou para outros órgãos.

Cláudia Laitano: a despedida de Oliver Sacks

"Sinto-me grato por ter tido nove anos de boa saúde e produtividade desde o diagnóstico original, mas agora estou de cara com a morte. Agora depende de mim escolher como quero viver os meses que me restam. Tenho que viver da maneira mais rica, profunda e produtiva que puder", relatou Sacks no artigo.

Entenda por que o sol não é apenas vilão da saúde

Aclamado pela imprensa americana como "o poeta da medicina moderna", Oliver Sacks teve seus livros traduzidos para 25 idiomas. No livro autobiográfico "Tempo de Despertar", ele contou a experiência vivida com pacientes que sofrem de encefalite letárgica e como saíram de seus estados com a ajuda de um remédio. A história foi adaptada em um filme com o mesmo nome em 1990, protagonizado por Robin Williams e Robert De Niro. Foram três indicações ao Oscar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias