Notícias



Debochando da vigilância

Preso posta fotos em rede social de dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas

Maiquel Metz, condenado a 56 anos por diferentes crimes, coloca imagens no Facebook de dentro prisão de alta segurança

28/08/2015 - 21h20min

Atualizada em: 28/08/2015 - 21h20min


Reprodução / Facebook
Alemão, como é conhecido, publica vídeos e fotos direto do celular

Apesar de a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) dispor desde o início do ano de equipamentos para barrar o ingresso de objetos ilícitos, incluindo um scanner corporal, que detecta até obturação dentária, celulares continuam chegando às mãos de presos.

A mais recente prova disso são as publicações feitas via Facebook por Maiquel Metz Prediger, o Alemão, 33 anos, um conhecido assaltante da polícia, condenado a 56 anos e meio de prisão (até 2057).

Judiciário pode obrigar Estado a realizar obras em presídios, determina STF
Inauguração da Penitenciária de Canoas esbarra em promessas e burocracia

Com acesso disponível a qualquer internauta, o perfil de Maiquel revela intensa movimentação de fotos e vídeos. A maioria das postagens é durante a noite e a madrugada. Ele está sempre em contato com parentes e amigos, mandando e recebendo mensagens. Publica imagens de mulheres seminuas e em poses sensuais, de carros e motos, de praias e de maços de dinheiro.

Às 22h45min do dia 16 de agosto, Maiquel postou fotos dele, sorridente, em um dos pátios da Pasc. Os registros indicam que acessa o Facebook atrás das grades desde outubro de 2013.

Em assalto, deixou vítima paraplégica

Maiquel foi preso pela última vez em janeiro de 2012, quando foi flagrado por PMs saindo da casa de uma namorada, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. Naquela época, era um dos 10 criminosos mais procurados do Estado.

Detento é morto por agente da Susepe em penitenciária de Osório
Detento do semiaberto tenta entrar em presídio com três celulares

Natural de Teutônia, no Vale do Taquari, ele soma oito condenações por crimes como assaltos, furtos, receptação, formação de quadrilha e uso de documento falso, em Lajeado, Soledade, Estância Velha, Teutônia e Estrela.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

Em um dos casos, foi condenado a sete anos de cadeia por participar de assalto simultâneo a agências do Sicredi e do Banrisul, em Cruzeiro do Sul, em 2003. No ano seguinte, em Santa Cruz do Sul, envolveu-se em um assalto a uma metalúrgica, que deixou uma vítima paraplégica. A pena: 16 anos de prisão.

Este ano, o assaltante Ivan Richetti, condenado a quase 84 anos de cadeia, foi flagrado pela Delegacia da Polícia Civil de Gramado articulando crimes por meio de um celular de dentro da Pasc. Nas conversas interceptadas, Richetti admite que, mesmo preso, assalta, mata e trafica.

O QUE DIZ A SUSEPE
Foi feita revista na cela do apenado e recolhido o celular. Ele ficará em isolamento por 10 dias e responderá a Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Em análise das últimas ocorrências, verificou-se um alto número de apreensões por lançamentos/arremessos, fato que anteriormente era pouco comum, visto a distância do muro. Em virtude disto, foi solicitada a abertura de sindicância pela Corregedoria Geral do Sistema Penitenciário para apurar os fatos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias