Notícias



Saúde

RS registra 17 mortes por meningite, superando em 30% total de 2014

São quatro casos de meningite B, sete por C e seis não identificados

31/08/2015 - 15h56min

Atualizada em: 31/08/2015 - 15h56min


Eduardo Cardozo / Gaúcha
Mutirão de vacinação em Cachoeirinha, local onde houve 4 mortes

Dezessete mortes por meningite meningocócica foram registradas em 2015 no Rio Grande do Sul. A mais recente foi registrada na cidade Fazenda Vilanova, na região central do Estado. O tipo de meningite da vítima não foi identificado. No total, são quatro mortos por meningite B, sete por meningite C e outros seis que não tiveram os tipos da doença identificados. As informações são da Rádio Gaúcha.

A cidade que teve mais mortes é Cachoeirinha, com quatro pessoas. O número de óbitos até agosto no Estado superou em 30% o de todo o ano de 2014, quando houve 13 registros. No entanto, em relação ao mesmo período do ano, 2014 havia contabilizado apenas oito mortes, nove a menos que este ano.

Bebê de dois meses é diagnosticado com meningite bacteriana tipo C
Professor de Viamão morre por meningite, e estudante da cidade está internada com suspeita da doença

Desde o início de 2015, são 70 casos confirmados. Essa é a maior média de casos da doença nos últimos oito anos, analisando o período entre janeiro e agosto. A Secretaria de Saúde afirma que em várias semanas epidemiológicas o número de casos ficou acima da média esperada, mas o limite endêmico da doença ainda não foi ultrapassado.

Saiba mais sobre meningite meningocócica

A doença é causada por uma bactéria que possui diversos sorogrupos, sendo os mais freqüentes A, B, C, Y e W. A transmissão ocorre através do contato direto entre as pessoas, por meio de secreções respiratórias. A prevenção pode ser feita com vacinação, higienização de mãos, ventilação de ambientes e cuidado com alimentos.

Gravataí também vai vacinar contra a meningite
Ministério da Saúde libera 20 mil doses de vacina contra meningite em Cachoeirinha

*Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias