Notícias



Greve no RS

Veja como os serviços serão afetados durante a paralisação

Mobilização ocorre de segunda a quinta-feira

28/08/2015 - 18h14min

Atualizada em: 28/08/2015 - 18h14min


Caetanno Freitas
Enviar E-mail
Carlos Macedo / Agencia RBS

Os servidores públicos estaduais retomam a greve, paralisando parte dos serviços entre segunda e quinta-feira. O movimento é uma resposta dos sindicatos às medidas adotadas pelo governo de José Ivo Sartori para superar a crise financeira do Estado. No primeiro dia de manifestação, o Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado irá realizar uma coletiva, às 10 horas, na Federação Sindical dos Servidores Públicos (Fessergs), localizada na Rua Doutor Flores, 307, 9º andar. A greve é motivada, principalmente, pelo parcelamento dos salários.

Em greve há três meses, servidores bloqueiam prédio da UFCSPA
Servidores projetam greve de quatro dias a partir de segunda-feira

Confira como cada setor será afetado:

EDUCAÇÃO

A presidente do Cpers, Helenir Schürer, disse que as escolas estarão com as portas fechadas de segunda a quinta-feira em função da paralisação.

-Vamos retomar a greve já que o governo continua afrontando a categoria. Pedimos que os pais não levem seus filhos para a escola.

Helenir comentou, ainda, sobre a coletiva marcada para as 10 horas de segunda-feira na Fessergs.

- Queremos explicar para a sociedade o que está acontecendo - complementou.

Com quase 100 dias, greve na UFRGS segue sem acordo
Entidades de segurança pedem boicote às operações Golfinho e Verão

SAÚDE

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindsepe), Cláudio Augustin, as instituições estaduais de saúde irão aderir ao movimento, mantendo os serviços essenciais.

- Será feito um rodízio. Enquanto alguns servidores participam da manifestação, outros seguem trabalhando - explicou.

Esse é o caso, por exemplo, do Hospital Sanatório Partenon, do Hospital Psiquiátrico São Pedro, do Hospital Colônia Itapuã, da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) e do Ambulatório de Dermatologia Sanitária. O mesmo ocorre nas coordenadorias de saúde. Já a Escola de Saúde Pública para completamente.

- Haverá um prejuízo nos atendimentos, mas nossa mobilização não é contra a população. Defendemos uma saúde pública de qualidade - finalizou Augustin.

Servidores prometem greve de quatro dias se houver novo parcelamento

BANCOS

A partir da segunda-feira, após o anúncio do aquartelamento da Brigada Militar, o departamento jurídico do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) irá ingressar com ação cautelar solicitando à Justiça que proíba a abertura de agências bancárias em função da insegurança gerada pela falta de policiamento ostensivo. No início do mês passado, o sindicato havia tomado a mesma atitude e teve acolhimento do seu pedido.

- Vamos esperar a reunião das entidades representantes dos trabalhadores da Brigada e avaliar com a nossa assessoria jurídica o conteúdo da ação. Se não houver garantias de policiamento ostensivo, podemos solicitar que as agências não abram até por toda a semana - afirmou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Ele argumenta, com base no levantamento realizado pelo SindBancários, que a vulnerabilidade das agências já é muito alta em dia em que há policiamento ostensivo.

Com mais de 40 dias, greve de servidores do INSS não tem previsão de término

ÔNIBUS

O secretário-geral do Sindicato dos Rodoviários, Sérgio Vieira, disse que a decisão se mantém a mesma da primeira greve.

- Não vamos aderir ao movimento, mas respeitamos a posição dos servidores. Vamos monitorar a segurança do transporte para os funcionários e para a população. Se houver violência e insegurança, aí podemos tomar decisões pontuais - argumentou.

Na Carris, não há indícios de paralisação. Os funcionários da empresa não devem aderir ao movimento.

SEGURANÇA PÚBLICA

Presidente da associação que representa os servidores de nível médio da Brigada Militar, Leonel Lucas disse no domingo que, com a confirmação do parcelamento, os soldados devem ficar aquartelados na terça-feira.

A medida consiste em retirar de circulação as viaturas e equipamentos que estão em situação de ilegalidade ou precariedade. O policiamento na rua, contudo, será mantido.

Presidente do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm), Isaac Ortiz, informou que a categoria irá aderir à mobilização.

- Vamos iniciar nossa paralisação a partir da meia-noite de segunda-feira, mantendo 30% do efetivo nas delegacias atendendo somente casos graves e urgentes.

Em nota oficial, a Associação dos Delegados de Polícia do RS dá total apoio à paralisação e informa que todas as ocorrências passíveis de registro pela delegacia on-line não serão mais registradas nas Delegacias de Polícia, tais como: perda de documento, acidente de trânsito sem vítima, furto simples, crimes contra honra, maus tratos contra animais e perturbação da tranquilidade, até a integralização do subsídio.

Serão registradas apenas as ocorrências policiais graves, a critério do Delegado de Polícia, como, homicídios, roubos, estupros, crimes envolvendo crianças e adolescentes, violência doméstica e familiar. A organização afirma que também não serão realizadas ações e operações policiais até a data da integralização do subsídio referente ao mês de agosto.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias