Notícias



Porto Alegre

Alunos da BM caminham duas horas para fazer policiamento no Centro

Por ordem do comandante, eles tiveram de pular uma cerca após micro-ônibus ser impedido de sair

01/09/2015 - 10h49min

Atualizada em: 01/09/2015 - 10h49min


Débora Ely
Débora Ely
Enviar E-mail

Com a passagem de um micro-ônibus bloqueada por brigadianos em greve na manhã desta terça-feira, cerca de 30 alunos da Academia de Polícia Militar tiveram de pular uma cerca e caminhar por duas horas para poder fazer a segurança do centro de Porto Alegre. Eles estavam na Academia de Polícia, localizada no bairro Partenon, e percorreram quase sete quilômetros, cumprindo ordens do comandante da tropa.

AO VIVO: acompanhe o impacto do 2º dia de greve dos servidores do RS

Sem café da manhã, os alunos - que se formam em novembro - substituíram os policiais do 9º BPM. O batalhão está trancado desde as 4h30min e nenhuma viatura saiu para o patrulhamento. Antes de chegar à sede da 1ª Cia, os futuros PMs falavam em "vergonha". Um grupo deles, ao ser questionado pela reportagem se queria estar trabalhando, respondeu "claro que não".

Líder do PMDB na Assembleia chama funcionários públicos de "vadios" 

Além do 9º BPM, o 19º BPM (que atende a Zona Leste) e o 21º BPM (Zona Sul) estão bloqueados na manhã desta terça-feira, segundo informações da Brigada. Os protestos também impedem a saída do efetivo no Regimento de Polícia Montada e no Batalhão de Operações Especiais.

As estratégias do Piratini para pagar próximas parcelas dos salários

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, garantiu que, apesar dos piquetes, os brigadianos estão deixando os batalhões a pé e, quando possível, cobrindo áreas em que o efetivo responsável não faz o policiamento.

- Há atendimento mínimo à população - avalia o coronel.

Maior prejuízo no Interior

Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, ele falou que 90% dos policiais militares assumiram seus postos nesta manhã:

Confira o calendário de pagamento do salário de agosto dos servidores

- Mas a maioria enfrenta dificuldade para sair do batalhão e cumprir seu horário, principalmente em função dos piquetes. Mas não há aquartelamento, ou seja, não existe a recusa dos policiais de saírem para suas atividades.

Servidores sinalizam aumentar para cinco dias de greve

Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, Santa Maria, no centro do Estado, e Lajeado, no Vale do Taquari, foram as cidades mais impactadas pela paralisação, informou o comandante. Nestes lugares, de acordo com a BM, viaturas não saíram e o policiamento previsto para a manhã desta terça está prejudicado. Segundo o coronel, é função do comandante de cada batalhão negociar com os grevistas a liberação das unidades.



* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias