Porto Alegre



Segurança Pública

Confira como a paralisação afeta o policiamento em 10 pontos de Porto Alegre

Zero Hora percorreu locais em diferentes áreas da cidade para verificar a presença da Brigada Militar

01/09/2015 - 21h07min

Atualizada em: 01/09/2015 - 21h07min


Marcelo Gonzatto
Marcelo Gonzatto
Enviar E-mail

Comerciante testemunhou furto
Foto: Carlos Macedo/Agência RBS
Local tinha maior concentração de policiais
Foto: Carlos Macedo/Agência RBS Ponto reservado para BM estava vazio
Foto: Carlos Macedo/Agência RBS

Carlos Macedo / Agencia RBS
Na janela de posto da BM na Redenção, foi escrita a cifra "600,00" (valor da parcela paga aos servidores)

A terça-feira de mobilização envolvendo policiais militares, que contou com piquetes formados por familiares diante de batalhões da Brigada, resultou em um policiamento ainda mais deficiente do que o normal em Porto Alegre.

Zero Hora percorreu 10 locais da cidade entre as 14h e as 18h30min - cinco pontos em que costuma haver presença de policiais e cinco avenidas movimentadas - e testemunhou a carência de patrulhamento ostensivo (confira, abaixo, a lista completa).

Dos 10 trechos percorridos, em apenas três foi identificada a presença de pelo menos um brigadiano em trabalho de vigilância: na Esquina Democrática, entre as vias João Wallig e Nilo Peçanha, e na Avenida Wenceslau Escobar.

Justiça autoriza bancos a não abrirem por falta de policiamento

Três áreas que costumam ser ponto de vigilância foram encontradas desprotegidas: Parcão, Redenção e Praça XV. Em quatro avenidas percorridas por inteiro, também não foi identificada presença de policiais - Assis Brasil, Getúlio Vargas, Azenha e Cristóvão Colombo.

Comandante da BM afirma que 90% dos PMs saíram para trabalhar
Após nova "pedalada", União volta a bloquear contas do RS

A verificação demonstrou ainda um desequilíbrio no policiamento: havia sete brigadianos juntos na Esquina Democrática (em sua maioria alunos-oficiais da Academia da BM), ponto de grande visibilidade da Capital, enquanto não foi localizado nenhum militar em avenidas de grande fluxo como a Assis Brasil.

No posto da 3ª companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar, localizado na Redenção, havia apenas dois policiais no interior da unidade, e uma única viatura com dois alunos-oficiais circulava por sete bairros. Normalmente, segundo o sargento Antônio Escobar, entre três e cinco carros costumam percorrer as ruas. Em uma janela do posto, lia-se uma cifra escrita com o dedo em meio à poeira do vidro como um protesto anônimo: "600,00" - valor da parcela depositada na conta dos servidores pelo governo do Estado.

Porém, em muitos locais desguarnecidos, como a Praça Princesa Isabel, entre as vias Azenha e Princesa Isabel, os comerciantes nem mesmo estranharam a falta de policiamento.

- Há uns três anos, sempre havia um carro da Brigada estacionado aqui. Depois, sumiu. Hoje em dia, mesmo em dias normais, não é comum ver policiais patrulhando por aqui. Então, a gente não percebe muita diferença - afirmou o comerciante Cláudio Hickmann.

As estratégias do Piratini para pagar próximas parcelas dos salários
Leia todas as últimas notícias

A SITUAÇÃO DO POLICIAMENTO

1.Avenida Assis Brasil
Policiamento:
não foi identificado

Zero Hora percorreu a Avenida entre as 14h13min e as 14h25min e não identificou a presença de policiamento ostensivo. Havia uma viatura estacionada no Hospital Cristo Redentor, mas não fazia serviço de patrulha. O técnico óptico Juarez Lutz permanecia postado na entrada da loja, e não atrás do balcão, para desestimular eventuais assaltos.

- Daqui, vi dois homens levarem o estepe de um carro - contou.

2.João Wallig com Nilo Peçanha
Policiamento:
uma policial e uma viatura

Havia uma viatura estacionada em um ponto em que costuma haver vigilância da BM - na esquina das duas vias. Uma policial militar, responsável pela viatura, estava em um posto de gasolina localizado nas proximidades. Ela explicou, porém, que sua função não era atender ocorrências - uma das razões é o fato de trabalhar sozinha pela carência de efetivo da corporação.

- Entro em ação se ocorrer algo muito perto daqui, e em último caso - explicou a policial identificada como soldado Jéssica.

3.Avenida Cristóvão Colombo
Policiamento:
não foi identificado

Percorrida a partir das 15h15min, não foi identificada a presença ostensiva da BM. Funcionária de uma pet shop, Rafaela Vidal afirma que não é comum haver policiais fazendo patrulhamento na região.

- Às vezes passa alguma viatura, mas é só isso - diz Rafaela.

Para compensar a sensação de insegurança, a loja trabalha com a porta trancada e conta com serviço de segurança privada.

4.Parcão
Policiamento:
não foi identificado

Um dos principais parques da cidade, localizado em uma das zonas nobres da Capital, o Parcão costuma contar com a presença de uma viatura junto à Avenida Goethe. Por volta das 16h, porém, não foi localizado nenhum veículo ou pessoal da BM em todo o entorno do Parcão.

- Me sinto um pouco mais segura quando vejo a viatura, mas hoje não está por aqui - lamentou a aposentada Norma Jarenkow, 60 anos.

5.Parque da Redenção
Policiamento:
não foi identificado

Embora conte com uma unidade da 3ª Companhia do 9º BPM, a Redenção não apresentava patrulhamento ostensivo por volta das 16h20min. Dois policiais se encontravam no interior do posto, que estava com a porta trancada. Uma única viatura da companhia, com dois alunos da Academia da BM, circulava por bairros próximos.

6.Esquina Democrática
Policiamento:
sete policiais e uma viatura

A mais conhecida esquina de Porto Alegre era também uma das mais protegidas na tarde de terça-feira. Três policiais militares se encontravam junto a uma cadeira elevada, utilizada como ponto de observação, e outros quatro estavam ao lado de uma viatura - localizados a menos de 10 metros do primeiro grupo. A maior parte dos brigadianos era formada por alunos da Academia da BM - também destacados para a área do Mercado Público e do Camelódromo.

7.Avenida Getúlio Vargas
Policiamento:
não foi identificado

ZH percorreu a avenida, localizada em um dos bairros mais tradicionais da cidade, por volta das 17h20min. Não foi avistado nenhum policial ou viatura da BM.

8.Avenida Wenceslau Escobar
Policiamento:
uma viatura circulando

Na avenida, uma das principais ligações com a zona sul da Capital, foi identificada uma viatura circulando por volta das 17h45min. Porém, um ponto da Praça Comendador Souza Gomes que costuma contar com a presença de um veículo da corporação estava vazio.

- Na praça ainda tem um pouco de movimento, mas em outros pontos da avenida a sensação de insegurança é ainda maior - queixou-se a moradora Angelita Mandel.

9.Avenida da Azenha
Policiamento:
não foi identificado

ZH percorreu a avenida por volta das 18h20min e não identificou a presença de homens ou veículos da Brigada Militar. A Azenha é conhecida pela grande quantidade de estabelecimentos comerciais e agências bancárias, que são atrativos para criminosos. Na Praça Princesa Isabel, onde há uma placa indicando um ponto como local de vigilância do 1º Batalhão de Polícia Militar, também não havia sinal de policiamento.

10.Praça XV
Policiamento:
não foi identificado

Localizada no coração da Capital, a praça conta com uma unidade da Brigada Militar nas suas imediações. Porém, na tarde de terça, não foram localizados policiais no entorno da praça em serviço de patrulhamento. Havia policiais registrando ocorrências no interior do posto.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias