Notícias



Possibilidade de enchente

Defesa Civil alerta para risco de temporais no RS a partir desta terça

Pancadas de chuva chegam à Região Metropolitana, ao Litoral Norte e à Serra nesta noite e ganham intensidade na quarta-feira

15/09/2015 - 11h26min

Atualizada em: 15/09/2015 - 11h26min


Diego Vara / Agencia RBS
Temporais provocaram alagamentos em julho no Estado (na foto, imediações da Avenida Assis Brasil, em Cachoeirinha)

A Defesa Civil estadual emitiu um alerta, na manhã desta terça-feira, para a possibilidade de temporais no Rio Grande do Sul nos próximos dias. A previsão do tempo indica que as pancadas de chuva chegam à Região Metropolitana, ao Litoral Norte e à Serra nesta noite e ganham intensidade na quarta-feira. Há possibilidade de fortes rajadas de vento e queda de granizo.

Segundo a Climatempo, somente na quarta-feira, pode chover entre 40 e 50 milímetros em municípios das regiões atingidas - como Porto Alegre, Torres e Caxias do Sul. A instabilidade se estende por pelo menos 10 dias, alternando com intervalos de melhora no tempo.

Frio vai embora do RS e dá lugar a calor e chuvas
Veja a previsão do tempo para a sua cidade

A rede Metroclima, da prefeitura da Capital, aponta chuva com volumes entre 275 e 375 milímetros nos próximos 10 dias na cidade. "Confirmadas as projeções dos modelos, Porto Alegre terá problemas por excesso de chuva e potencial nova cheia do Guaíba", alertou a Metroclima pelo Twitter.

Em caso de temporais e inundações, a Defesa Civil recomenda que a população evite ficar em locais abertos, manusear equipamentos eletrônicos, dirigir em vias alagadas e transitar sobre pontes submersas. "É de extrema importância que as comunidades se previnam, seguindo as orientações das Defesa Civil municipal e estadual, saindo de suas casas quando necessário e informando quaisquer danos ou riscos", sugere a nota do órgão.

Leia as últimas notícias

Equipes da Defesa Civil estão de prontidão para atender a possíveis danos. Em julho, milhares de pessoas precisaram deixar suas casas no Estado devido a enchentes, e 26 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias