Notícias



Crime bárbaro

Marcha reúne centenas em homenagem a jovem morto há um mês em Charqueadas

Caminhada silenciosa que reuniu amigos e familiares de Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro Júnior, 17 anos, fez alerta contra a violência entre adolescentes

01/09/2015 - 20h58min

Atualizada em: 01/09/2015 - 20h58min


Carlos Ismael Moreira
Carlos Ismael Moreira
Enviar E-mail
Adriana Franciosi / Agencia RBS
Cerca de 200 pessoas participaram da passeata pelo centro de Charqueadas nesta terça-feira

Uma caminhada silenciosa percorreu ruas do centro de Charqueadas nesta terça-feira, deixando atrás de cada passo uma marca de tristeza e pedidos de Justiça. Centenas de pessoas participaram da marcha no dia em que se completa um mês do assassinato de Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro Júnior, 17 anos, morto após ser cruelmente espancado na saída de uma festa, no dia 1º de agosto.

Imagens de câmera de segurança mostram agressões que resultaram na morte de jovem em Charqueadas

Às 18h, os participantes já lotavam a esquina do Clube Tiradentes - local onde ocorreu o crime. Familiares de Ronei foram recebidos entre abraços e o choro de amigos e colegas. Passados 31 dias do assassinato do adolescente, o luto e a indignação pela brutalidade do crime ainda tomam conta da cidade. Antes do início da passeata, o pai do adolescente fez questão de agradecer o apoio da comunidade.

- Nesses últimos dias a gente tem recebido muita mensagem, muito abraço, o pessoal tem nos procurado. E tenho dito que se ele foi feliz do jeito que foi, cada um de vocês contribuiu de alguma forma, estando perto, olhando por ele. E a gente vai ser eternamente grato pelo que vocês fizeram e estão fazendo pela gente. A verdade é que se não houvesse amigos, nós não estariamos aqui e já teriamos entregue os pontos - afirmou o engenheiro, seguido de aplausos de cerca de 200 pessoas.

Em vídeo, confira o desabafo da mãe de Ronei:

Vestindo camisetas brancas com mensagens de paz, os participantes caminharam em silêncio carregando faixas e cartazes em memória de Ronei. Uma delas trazia a hashtag #weareroneijr criada pelos colegas de escola do jovem. Outra, com uma foto do rosto do adolescente, resumia em uma palavra o sentimento coletivo: saudades.

- Muito mais do que lembrar do Ronei, que era um menino dócil e de bem com a vida, essa caminhada serve para mexer com a juventude, alertar as famílias e reforçar as questões de tolerência e da paz entre os jovens de Charqueadas - comentou a professora Neli Barisch, ex-supervisora do CNEC Charqueadas, escola onde o rapaz estudava.

 



Ronei e Tatiane, pais de Júnior, agradeceram apoio da comunidade (Foto: Adriana Franciosi)

Conforme a mãe de Ronei, a empresária Tatiane Faleiro, 38 anos, além do apelo por Justiça, a mobilização após um mês da perda do "Juninho" busca manter aceso o alerta às famílias quanto à obrigação de zelar por seus jovens e evitar que outras tragédias se repitam.

- Meu filho saiu à noite para uma festa da escola, ainda me perguntou "tô bonito, mãe?" Eu disse "meu filho, tu estás lindo". E no outro dia recebi meu filho dentro de um caixão - lamenta a mãe.


Ronei Júnior tinha 17 anos e foi morto na saída de festa organizada para arrecadar fundos para a formatura no Ensino Médio (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Na parede em frente aos lances de escada que levam para o segundo andar da casa de Ronei, uma foto de 2,5 metros de altura do jovem é o amuleto que abranda os momentos de desespero da mãe.

- Quando sinto que não vou conseguir suportar a dor, eu olho para essa foto e parece que ele está me dizendo "segura, minha 'véia', segura que eu sei que tu tá teu jeito" - diz Tatiane.

Na última sexta-feira, o delegado Rodrigo Machado dos Reis, titular da Delegacia de Polícia de Charqueadas, encerrou o inquérito sobre o caso. Nove adultos foram indiciados por um homicídio e três tentativas triplamente qualificados (contra o pai de Ronei e um casal de amigos) e por formação de bando. Também foi pedida a responsabilização de sete adolescentes por atos infracionais correspondentes aos mesmos crimes.

Envolvidos na morte de Ronei teriam espancado outros dois jovens em abril

O promotor Léo Mario Heidrich Leal, da Promotoria de Justiça de São Jerônimo, assumiu o caso durante as férias do promotor de Charqueadas, Roberto Carmai Duarte Alvim Junior. Conforme Leal, a denúncia contra os adultos e a manifestação quanto ao pedido de prisão preventiva deles deve ser concluída até quinta-feira. Depois, a Justiça deve manifestar se recebe ou não a acusação, e se coverte a detenção temporária dos indiciados, que vence no próximo dia, em prisão por tempo indeterminado até a conclusão do julgamento.

A representação (que equivale a denúncia dos adultos) contra os adolescentes foi apresentada em 19 de agosto. Conforme a promotora Ana Luiz Domingues de Souza Leal, da Promotoria de Justiça Especializada de Guaíba, a audiência para que a Justiça tome o depoimento dos sete rapazes está marcada para sexta-feira, às 14h.

Veja abaixo a entrevista concedida pelo pai do adolescente a ZH:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias