Empregos



Carreira

Perdi o emprego. E agora?

Consultora dá dicas de como dar a volta por cima e ir atrás de nova vaga

09/09/2015 - 15h30min

Atualizada em: 09/09/2015 - 15h30min


Reprodução / Inmagine Free Imagens
Prepare-se para as entrevistas: tenha na ponta da língua seus pontos fortes em relação a outros candidatos

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 8,1% no trimestre encerrado em maio, maior índice desde 2012, quando o IBGE iniciou a série. Apesar de o mercado estar mais enxuto, oportunidades para quem perdeu o emprego ainda existem.

Consultada, a diretora de transição de carreira da consultoria especializada Stato, Karina Freitas, oferece sete dicas para quem perdeu o emprego lidar com a situação da melhor forma e conquistar um novo trabalho.

1. Ruptura
Ao receber a notícia, a primeira coisa a fazer é ir para casa e administrar suas emoções. Permita-se viver o luto, mas não por muito tempo: esta é uma preciosa oportunidade para refletir e definir os próximos passos da sua carreira.

2. Avaliação
Passado o baque, revisite sua trajetória, avalie o que vale a pena manter e o que não faz mais sentido e quer eliminar. Faça escolhas e um planejamento não apenas para a próxima recolocação, mas também para os próximos ciclos da carreira.

Sete dicas para aprender a lidar com as decepções profissionais
Veja oportunidades de concursos e preocessos seletivos

3. Reformulação
Definido um objetivo, é hora de reformular o currículo. Opte por modelo conciso e bem redigido, com no máximo duas páginas. Insira dados pessoais, objetivo, formação, resumo das qualificações, atividades profissionais, empregos anteriores e cursos de aperfeiçoamento.

4. Sem clichês
Nas entrevistas, destaque diferenciais competitivos, evitando só descrever cargos, pois você será mais atrativo para o mercado. Sobre seus defeitos: não vá no clichê ‘perfeccionista’. Conte suas falhas e o que faz para melhorar.

5. Rede de contatos
Recorra ao seu networking para ampliar a visibilidade e se conectar a novas possibilidades.

Cinco razões que levam funcionários a odiarem o chefe
Redes sociais estimulam onda de empreendedorismo entre os jovens

6. Atitude
Amplie seu espectro de possibilidades. O mercado pode não ter emprego, mas há muito trabalho. Oferecer consultoria e/ou prestação de serviço pode ser uma forma de se manter ativo e conectado à área de atuação.

7. Vida
Aproveite para fazer o que gosta, cuidar da saúde, curtir a família e organizar outras áreas da vida para voltar com mais energia.

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias