Porto Alegre



Clima de tensão

Sensação de insegurança marca sexta-feira no centro de Porto Alegre

ZH ficou quatro horas circulando por ruas e viu apenas uma viatura da BM

04/09/2015 - 23h44min

Atualizada em: 04/09/2015 - 23h44min


Marcelo Kervalt / Agência RBS

No centro de Porto Alegre, os passos ficaram mais rápido nos últimos dias. As mãos agarram com ainda mais força bolsas e mochilas. E, no olhar desconfiado de quem precisa passar pela área mais movimentada da cidade, há também medo e apreensão.

- Eu vi dois arrastões hoje (sexta-feira) à tarde, um na Andradas e outro na General Vitorino. Era uma gurizada armada com facas. Eles levavam carteiras e celulares de quem estivesse pela frente - conta a operadora financeira Renata Ajala, de 18 anos.

Após relatos de arrastões, sindicato suspende circulação de ônibus da Região Metropolitana
Vídeo mostra grupo colocando fogo em ônibus no Morro Santa Tereza
Por insegurança, empresas voltam a paralisar linhas de ônibus na Zona Sul

Inúmeros relatos de arrastões - não confirmados pela Brigada Militar (BM) - se propagaram pelos grupos de WhatsApp ou nas conversas de esquina, deixando a população cada vez mais acuada. Priscila da Costa Petry, 36 anos, é uma das pessoas que viu um grupo tomando de assalto objetos dos pedestres na quinta-feira.

- Foi ali no Camelódromo. Eram umas 17h30min quando começou a correria. O desespero era total. O grupo recolhia o que conseguia - conta.

Para se precaver, a secretária optou por não voltar mais para casa de ônibus após o expediente:

- Eu estou apavorada. Até as coisas se acalmarem, vou pegar carona.

Não andar sozinha, carregar na mochila somente o necessário e evitar passar pela Rua Senhor dos Passos foram as medidas adotadas pela atendente de nutrição Ana Lúcia de Oliveira Rosa, 53 anos. Enquanto aguardava o ônibus no terminal Parobé nesta sexta-feira, ela dizia estar apreensiva com a situação.

- Eu não vejo mais um policial nas ruas.

 

Nesta sexta, a reportagem de ZH esteve na Andradas, Voluntários da Pátria, Doutor Flores, Senhor dos Passos, 7 de Setembro e Borges de Medeiros entre 16h30min e 20h30min. Apenas uma viatura da BM foi vista, pouco depois das 20h.

VÍDEO: policial agride homem em abordagem no Morro Santa Tereza
Após ataques no Morro Santa Tereza, universidade cancela aulas

Até o posto elevado do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado na esquina das ruas dos Andradas e Bento Gonçalves, ficou vazio durante as quatro horas. No entanto, o comandante do policiamento da Capital, tenente-coronel Mário Ikeda, diz que houve policiamento na área central da cidade nesta sexta-feira, mas que o efetivo esteve reduzido em função da greve dos servidores estaduais. Questionado se o número de brigadianos nas ruas é suficiente, foi enfático:

- O efetivo que tem ali atende a demanda. Se tivesse mais, seria melhor.

Sobre arrastões, ressaltou que não houve nenhuma ocorrência registrada:

- Podem ter acontecido roubos localizados. Arrastões eu não tenho conhecimento.


Foto: Tadeu Vilani/Agência RBS

A sensação de insegurança fez com que estabelecimentos fechassem as portas mais cedo neste final de tarde. Foi o caso de uma loja localizada na Rua Doutor Flores, cujo expediente se encerraria às 19h.

- Estamos fechando às 18h20mim por precaução, para garantir a segurança dos funcionários - disse a gerente Ana Elise de Brito.

Outra loja, essa localizada na Rua dos Andradas, ficou apenas com uma das duas portas abertas.

PMs envolvidos em morte no Santa Tereza estão afastados do policiamento
Parte dos bancos fecha as portas por falta de policiamento em Porto Alegre 

Segundo o gerente, Airton da Rosa, para dificultar possíveis arrastões dentro do estabelecimento.

- Estou fechando às 18h e não mais às 19h30min. Enquanto não tiver policiamento, vai ter que ser assim. Está perigoso demais - comenta.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias