Empregos



Concursos

Cespe organizará concurso do INSS que prevê 950 vagas

Escolha da banca causou surpresa entre professores e concurseiros

12/10/2015 - 04h02min

Atualizada em: 12/10/2015 - 04h02min


Betina Humeres / especial
Banca tem de lançar o edital até 29 de dezembro

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe, mais conhecido como Cespe) vai organizar o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A banca tem até 29 de dezembro para publicar o edital, que deve prever a contratação de 950 vagas - 800 para técnico do seguro social e 150 para analista do seguro social. A escolha causou surpresa entre professores e concurseiros, já que, no último certame, realizado em 2012, a Fundação Carlos Chagas foi quem comandou os trabalhos. Zero Hora tentou contato com o INSS, mas não obteve retorno.

UFRGS abre inscrições para concurso
UFSM abre concurso com nove vagas para professor em diferentes campi

Apesar de ainda não serem conhecidos os detalhes do edital, os candidatos precisam ficar atentos a algumas características da banca, que podem ajudar na preparação. A principal diz respeito ao formato das questões. Tradicionalmente, em especial em provas de nível superior, os enunciados trazem afirmativas e o aluno deve marcar certo ou errado. Até aí, nada de mais. A peculiaridade do Cespe, que faz com que a banca seja uma das mais temidas pelos concurseiros, está no fato de que, a cada resposta errada do candidato, uma certa é eliminada.

- Por esse esquema do Cespe, um candidato que acerte 50% das questões, por exemplo, pode acabar tendo a prova zerada. Por isso, mais do que nunca, é preciso estar muito seguro daquilo que se marca. É uma banca que exige muito do raciocínio lógico do aluno. Quem chuta não consegue a aprovação - diz Leonardo Pereira, diretor acadêmico do IOB Concursos.

Prefeitura de São Gabriel abrirá 304 vagas em concurso
Concursos públicos oferecem 215 vagas e salários de até R$ 9,8 mil

Mas para quem deseja pleitear uma vaga no INSS, a notícia alentadora vem do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Recentemente, em concurso organizado pelo Cespe, o formato adotado para as provas foi o de múltipla escolha. O detalhe é que lá, assim como no certame que será promovido pelo INSS, havia vagas para nível médio.

- O Cespe, nos concursos de nível médio, tem uma tendência a não utilizar esse formato mais difícil. Mas ainda não há nada definido com relação ao INSS. Enquanto não existe o edital, é preciso considerar as duas possibilidades de formato das questões. Recomendo que o aluno busque provas anteriores do Cespe para que ele vá treinando as duas hipóteses - afirma Jean Gonçalves, professor de direito administrativo e legislação do Curso Piva.

Banrisul abre concurso com 300 vagas e salário de R$ 1,8 mil
Leia todas as notícias sobre concursos

Montar simulados durante a preparação, de acordo com os professores, garante ao aluno um desempenho mais seguro no dia do concurso.

- O conselho que dou é de que o aluno procure basear a sua preparação não só nas teorias dos conteúdos pedidos pelo edital, mas também fazer diversos treinamentos com questões de provas anteriores do Cespe. E, na hora da prova, começar pelas questões que estão mais acessíveis. O que a gente não recomenda é que o aluno já saia lendo textos longos, com coisas muito rebuscadas, sem antes dar uma olhada geral na prova - acrescenta Jean.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias