Ajuda pública
Mutirão oferecerá assistência jurídica e doações a imigrantes
Ação da Defensoria Pública ocorrerá neste domingo, em Porto Alegre
Imigrantes que vieram para o Rio Grande do Sul terão uma oportunidade de receber assistência jurídica da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. Neste domingo, a partir das 14h, um mutirão será realizado na Rua Francisco Silveira Bitencourt, número 1712, em Porto Alegre. O local escolhido fica na Ocupação Progresso, moradia para cerca de 80 famílias haitianas na Capital.
A Defensoria ressalta que serão atendidos imigrantes de qualquer nacionalidade. O objetivo é identificar os principais problemas enfrentados, oferecer orientação jurídica e encaminhá-los para a rede de proteção. O mutirão também vai doar roupas, calçados e materiais de higiene.
Especial: Inferno na Terra Prometida
- A Defensoria Pública tem como uma das linhas de atuação o atendimento aos imigrantes em situação de vulnerabilidade, pois muitas vezes eles nem sabem como e onde procurar ajuda. Por isso, prestar orientação e auxiliá-los na busca de um emprego e de moradia são serviços que temos o dever de prestar - explica a Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Administrativos, Luciana Pereira Kern.
A ação conta com o apoio da Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Trabalho (MPT), Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SAJU-UFRGS) e a Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS).
*Zero Hora