Notícias



Cheia

Nível do Guaíba atinge a maior marca dos últimos 74 anos

As medições do Centro Integrado de Comando apontaram a marca de 2m94cm na tarde de sábado

17/10/2015 - 08h20min

Atualizada em: 17/10/2015 - 08h20min


Saiba como foi a última grande enchente de Porto Alegre, em 1967

Ronaldo Bernardi / Agência RBS
Água do Guaíba passa pela comporta do muro da Mauá

Pela segunda vez em menos de uma semana, o nível do Guaíba atingiu proporções históricas. Por volta das 14h, as águas chegaram a 2m94cm no Cais Mauá, superando em 5 centímetros os 2m89cm de segunda-feira e atingindo a maior marca em 74 anos. O nível baixou um pouco, marcando 2m90cm na madrugada deste domingo - se chegar a 3 metros, a água invade o Cais Mauá.

Com a elevação do volume, a água que sobe do esgoto e das ondas alagou parte do cais e escoou pro desnível abaixo da placa metálica, atingindo a Avenida Mauá. Apenas "uma lâmina" de água invadiu a via, segundo o diretor-geral do Departamento de Esgoto Pluvial (DEP), Tarso Boelter. Sacos de areia foram colocados junto a uma das comportas para prevenir que as águas chegassem à área central da cidade.



Na medição da Ilha da Pintada, o nível do Guaíba também permanece em alta. Estava com 2m38cm por volta das 20h.

Comportas são fechadas pela segunda vez em quatro dias no Cais, em Porto Alegre

Durante a madrugada de sábado, as medições do Centro Integrado de Comando mostraram pequenas oscilações nos nível das águas, variando de 2m82cm e 2m83cm. No entanto, às 3h40min, o Guaíba havia chegado em 2m84cm, subindo mais um centímetro às 4h. Pouco antes das 6h, a marca foi 2m86cm. Já às 7h24min, voltou a atingir a marca histórica de 2m89cm, que havia sido registrada no início da semana, superando ela alguns minutos depois.

Mau tempo expõe fragilidades da infraestrutura em Porto Alegre



Por medida de segurança, houve fechamento das três últimas comportas do sistema de prevenção contra cheias de Porto Alegre - as outras 11 permaneciam fechadas desde o dia 12. As três comportas que foram fechadas ficam na Avenida Cairú, na Avenida São Pedro e na Avenida Mauá, na entrada principal do Cais Mauá.

- Estamos incorporando o fechamento das comportas na nossa rotina diária. Sempre que o Guaíba chegar próximo a 2m90cm, nós vedaremos, de forma preventiva, para dar segurança à cidade - explicou, na sexta-feira, Tarso Boelter, diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).

O fechamento completo das peças não acontecia desde a década de 1970.

VÍDEO: veja como foi o primeiro fechamento das comportas após décadas
 



* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias