Planeta Ciência



Ciência

Nobel de Física é concedido para japonês e canadense por trabalhos sobre neutrinos

Nomes de Takaaki Kajita e Arthur B. McDonald foram revelados na manhã desta terça-feira

06/10/2015 - 07h34min

Atualizada em: 06/10/2015 - 07h34min


JONATHAN NACKSTRAND / AFP

O japonês Takaaki Kajita e o canadense Arthur B. McDonald são os vencedores do prêmio Nobel de Física em 2015 por seus trabalhos sobre os neutrinos, que são partículas elementares.

Entenda a importância das pesquisas que venceram o Nobel 2015

Kajita e McDonald foram premiados pela "descoberta das oscilações dos neutrinos, que demonstram que estes têm uma massa", o que permite compreender o funcionamento interno da matéria e um melhor conhecimento do universo, explicou o júri do Comitê Nobel.

Os dois pesquisadores, que dividirão a quantia de 8 milhões de coroas suecas (US$ 963 mil), realizaram experimentos que detectaram as partículas, muito difíceis de serem capturadas pelo fato de não possuírem carga elétrica e terem massa extremamente leve.

Nobel de Medicina é concedido a pesquisadores dos Estados Unidos, do Japão e da China

"A descoberta levou à conclusão, de considerável alcance, de que os neutrinos, durante muito tempo considerados como carentes de massa, a possuem, apesar de frágil", destaca o júri, que elogiou a "descoberta histórica".

O neutrino, partícula elementar da matéria - que pode ser comparada a um fantasma ou a um camaleão -, está um bilhão de vezes mais presente no universo que cada um dos integrantes do átomo, mas, apesar disso, é incrivelmente difícil de ser detectado.

O neutrino intriga a área da Física desde os anos 1960 e está, de fato, desprovido de carga elétrica, o que permite que atravesse todo tipo de "muro". Assim, de cada 10 bilhões que atravessam a Terra, apenas um interage com um átomo de nosso planeta, e seria necessário um muro de chumbo com espessura de um ano-luz para deter metade dessas partículas, que também têm a característica de mutação frequente.

Cientistas apostam em células-tronco para curar cegueira

Os experimentos de Kajita e McDonald, que trabalharam de maneira separada, mostraram que os neutrinos têm o costume de modificar a sua identidade. As mudanças poderiam explicar alguns dos mistérios do universo, incluindo por que está composto por mais matéria do que antimatéria.

Na segunda-feira, os pesquisadores William C. Campbell, Satoshi Omura e Youyou Tu foram contemplados com o Nobel de Medicina. Os prêmios de Química e Literatura serão revelados na quarta e na quinta-feira, respectivamente. Já na sexta-feira, ocorrerá a premiação do Nobel da Paz. A última categoria é a de Economia, no dia 12.

Leia as últimas notícias


MAIS SOBRE

Últimas Notícias