Porto Alegre



Porto Alegre

Prefeitura inicia obras de revitalização da orla do Guaíba

Tapumes colocados sobre o meio-fio da Av. Edvaldo Pereira Paiva isolarão toda a margem entre Usina do Gasômetro e Rótula das Cuias a partir desta terça

06/10/2015 - 11h11min

Atualizada em: 06/10/2015 - 11h11min


Bruna Scirea
Enviar E-mail



Reportagem percorre orla do Guaíba para mostrar sujeira nas margens
Conheça a história de cinco pessoas apaixonadas pelo Guaíba

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Tapumes devem ser colocados sobre o meio-fia da Av. Edvaldo Pereira Paiva para isolar toda a margem entre Usina do Gasômetro e Rótula das Cuias

Foi dada a largada para as obras de revitalização da orla do Guaíba, em Porto Alegre. Enquanto o prefeito José Fortunati assinava a ordem de início, às 10h, caminhões de limpeza já trabalhavam na Prainha do Gasômetro, preparando o terreno para o recebimento das máquinas.

A estimativa da prefeitura é de que os trabalhos estejam concluídos em 18 meses. Até lá, abril de 2017, a área de 1,3 quilômetro (entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias) ficará cercada por tapumes - que seguirão sobre a linha do meio-fio da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio. 

Erro faz prefeitura adiar licitação para revitalizar orla do Guaíba
Em 2015, prefeitura prioriza orla do Guaíba

- Os tapumes serão colocados a partir de agora, ao longo de toda a via. (...) O local ficará totalmente inacessível por questão de segurança e agilidade. A empresa não vai trabalhar por etapas, mas em uma única etapa. Serão vários canteiros de obra, (os funcionários) atacarão em várias frentes. Se fizéssemos em etapa, levaríamos mais de dois anos para entregar a obra - afirmou Fortunati.

Orçada em R$ 60,6 milhões, a revitalização do trecho tem financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF), órgão do Banco Mundial. O projeto, do arquiteto paranaense Jaime Lerner, prevê novos passeios, ciclovia, ancoradouro, deques, bares e restaurantes - inclusive um flutuante sobre o Guaíba. Os trabalhos serão realizados pelas empresas vencedoras da licitação, que formam o consórcio Orla Mais Alegre.

Leia outras notícias de Porto Alegre
Leia as últimas notícias

Veja imagens do início das obras:

Durante o período de obras, a circulação de carros, pedestres e comerciantes sofrerá alterações. Confira:

Estacionamento

Ônibus: poderão ficar estacionados na via de saibro que costeia o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), paralela à Av. Beira-Rio.

Veículos: poderão ficar junto ao terreno em que está sendo construída a nova sede da Ospa, em estacionamento que deve receber melhorias da prefeitura.

Inicialmente, seguem abertas as áreas de estacionamento nos dois lados da Usina do Gasômetro. O estacionamento maior, próximo do trecho em que ficavam as barraquinhas de vendedores, será desativado para as obras.

Pedestres

Quem quiser circular a pé pela região poderá usar a calçada da pista bairro-Centro da Av. Beira-Rio. As travessias com faixa de segurança ficarão na altura da Usina do Gasômetro e das quadras esportivas (próximo à Rótula das Cuias). Pela calçada da pista sentido Centro-bairro, só será possível circular entre a Usina e a Av. Loureiro da Silva, trecho que terá um passeio de cerca de 3 m de largura.

Ambulantes

As bancas já foram deslocadas para perto da região do Anfiteatro Pôr do Sol, nas proximidades da Rótula das Cuias.

Barcos de passeio

Barqueiros têm o prazo de um mês para transferirem seus trabalhos para o novo ponto de embarque, a ser definido. A sugestão da prefeitura é de que seja nas ocas junto ao Armazém B3 do Cais Mauá. Barqueiros avaliam a proposta.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias