Entretenimento



Coisa de criança

Programas infantis dominam o horário nobre na TV por assinatura brasileira

Números de audiência apontam ampla liderança do segmento das 20h às 22h30min

12/10/2015 - 03h01min

Atualizada em: 12/10/2015 - 03h01min


Nathália Carapeços
Nathália Carapeços
Enviar E-mail
Divulgação / Divulgação
Programas infantis como Peppa, Apenas um Show, Titio Avô, O Show da Luna e Os jovens Titãs em Ação dominam a programação por assinatura

Filmes, seriados e programas de entretenimento são o principal recheio da
TV paga brasileira. Mas, quando o assunto é audiência, outro segmento aparece como a cereja do bolo: atrações infantis.

Nos rankings semanais que o Kantar Ibope Media começou a divulgar desde setembro, destaca-se a supremacia dos canais para crianças na TV paga. No Top 10 dos programas mais assistidos na faixa entre 20h e 22h30min - o chamado horário nobre -, geralmente nove deles são voltados aos pequenos. O Discovery Kids, canal mais assistido da TV por assinatura há pelo menos seis anos, e o Cartoon Network dominam as listas de audiência. Até o mês passado, esses dados não eram de domínio público.

VÍDEO: crianças dão dicas de programação para o dia delas em Porto Alegre

Que existe um grande números de consumidores ávidos por esse tipo de conteúdo (infantil), não há dúvida. Na medida em que a TV por assinatura se popularizou, ocorreu uma migração dessa audiência - avalia a presidente do Midiativa e diretora do ComKids, Beth Carmona, especialista em conteúdos infantojuvenis.

5 programas para levar as crianças

Esse movimento coincide com a diminuição das atrações para crianças na TV aberta. Nos últimos seis anos, os programas foram desaparecendo da grade. A TV Globinho, por exemplo, foi excluída totalmente da programação, dando lugar a atrações de entretenimento, como Encontro com Fátima Bernardes. As principais emissoras, entre elas Record e Band, seguem na mesma linha, com pouco investimento e espaço limitado. Na TV aberta, o SBT é o único canal que ainda parece apostar nos pequenos, com a manutenção do Bom Dia & Companhia e a produção de novelas.

- A televisão pesa o lado comercial. Um programa para adultos é mais amplo e atrai mais anunciantes. O nicho das crianças acaba desconsiderado - analisa Luiza Carravetta, professora da área de televisão na Unisinos.

Youtubers recebem tratamento de celebridades no Brasil Game Show

Se a TV aberta está diminuindo as atrações infantis, a TV paga tem investido na qualidade de seus conteúdos voltados a esse público. Enredos que unem elementos pedagógicos e estimulam o imaginário infantil estão presentes nos canais fechados, indo além do desenho, como as séries em live-action. A programação é contínua, 24 horas por dia, o que também contribui para a retenção dos telespectadores.

- Nosso padrão também se estende às produções locais, com séries nacionais em alto nível. Esse cenário de destaque da programação infantil (a liderança de audiência) vem de algum tempo na TV fechada, e é um fenômeno interessante que nos favorece - afirma Daniela Vieira, diretora de conteúdo do Cartoon Network Brasil.

HBO poderá ser comprada sem operadora de TV

Mas os índices de audiência também estão inseridos em um cenário mais amplo. Comparado à oferta de canais adultos, o número de opções para crianças é mais baixo. Assim, enquanto a audiência mais velha se pulveriza, o público infantil tende a ficar mais concentrado. Há também a rotina das famílias que acaba interferindo nos modos de consumo televisivo.

- Como não tem programação na TV aberta, os adultos acabam assinando a TV paga por causa dos filhos. Muitas crianças vão à escola à tarde, e os turnos da manhã e da noite acabam sendo os momentos em que mais assistem à TV. Ligam a televisão e deixam nesses canais - diz a professora Luiza Carravetta.

De "Just Dance" a "American Horror Story": as múltiplas faces de Lady Gaga

Entre esses hábitos de consumo, um ganha mais força a cada dia: a opção sob demanda. Aos poucos, os pais têm incorporado o uso no dia a dia, inclusive nos programas infantis - a Netflix, por exemplo, tem um vasto acervo infantojuvenil. Mesmo assim, um impacto mais visível na audiência da TV fechada deve chegar só a longo prazo.

- Está vindo uma migração, mas ela é lenta. No momento, é apenas uma tendência no segmento infantil - avalia Luiza.

OS MAIS ASSISTIDOS DA TV POR ASSINATURA

Das 20h às 22h30min, os programas mais vistos da TV paga são infantis, segundo o Kantar Ibope Media. Veja algumas das animações de maior sucesso (a ordem abaixo não reflete posições das atrações nos rankings, pois elas se alternam nas colocações)

O Show da Luna
A animação brasileira tem como protagonista a menina Luna, de seis anos. Ela é apaixonada por ciências e enxerga o planeta como um laboratório - em suas aventuras, tem a ajuda do irmão Júpiter e de Cláudio, o furão de estimação.

Peppa
Febre entre as crianças, Peppa é uma porquinha que vive com a família formada por Papai Pig, Mamãe Pig e o irmão George. O desenho tem como foco histórias do cotidiano envolvendo os quatro personagens.

Os Jovens Titãs em Ação
Robin, Ciborgue, Estelar, Ravena e Mutano são super-heróis que salvam o mundo. Mas o que acontece quando terminam suas missões? Esse é o mote da animação.

Apenas Um Show
Os protagonistas são dois zeladores de um parque: a ave Mordecai e o guaxinim Rigby (abaixo). Eles são melhores amigos e passam seus dias tentando se divertir.

Titio Avô
A missão do Titio Avô é viajar pelo mundo para ajudar e mudar a vida das pessoas. Junto com seus amigos, ele viaja em um trailer, que é o seu lar mágico.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias