Notícias



Chuva e raios

Temporais chegam pela Serra e avançam pelo RS

Terça-feira começou chuvosa em municípios como Bento Gonçalves, Vacaria e São José dos Ausentes

06/10/2015 - 11h15min

Atualizada em: 06/10/2015 - 11h15min


Vagner Bertamoni / Arquivo pessoal
Em Encantado, no Vale do Taquari, terça-feira começou nublada

Os temporais previstos para os próximos dias no Rio Grande do Sul chegaram, nesta terça-feira, pela Serra. Ao longo do dia, há chance de que as pancadas de chuva se espalhem pelas demais regiões.

Bento Gonçalves, Vacaria e São José dos Ausentes estão entre as cidades que amanheceram chuvosas e com queda de raios. Entre as 6h e as 10h, Bento Gonçalves registrou 9mm de chuva. Pontos isolados da Região Central também tiveram precipitações nesta manhã.

Já em Campestre da Serra, nos Campos de Cima da Serra, o granizo danificou ao menos 30 casas. A prefeitura contabiliza os estragos. O município havia decretado situação de emergência em função das geadas registradas em setembro.

Leia as últimas notícias

A instabilidade que atua sobre a Serra deve se afastar para Santa Catarina, o que não exclui a possibilidade de mais chuva. Isso porque a chegada de uma nova frente fria traz o risco de temporais espalhados por todo o Estado. Na madrugada de quarta-feira, deve começar a chover na Fronteira Oeste, e, ao longo do dia, a instabilidade avança sobre praticamente todos os municípios.

A Climatempo alerta que há previsão de grandes volumes de chuva, principalmente na Fronteira Oeste, no Litoral Sul e na Região Metropolitana. Os temporais podem chegar acompanhados de queda de granizo e provocar alagamentos. A partir de sexta-feira, deve diminuir a intensidade das precipitações, à exceção do Planalto e da Serra.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a precipitação deve ficar acima da média no Estado por pelo menos três meses em função da atuação do El Niño. Em outubro, deve chover cerca de 50mm a mais do que a média mensal nos municípios do Sul, e aproximadamente 100mm a mais no Norte. A chuvarada prevista para outubro alerta para riscos de alagamentos nos municípios banhados pelo Rio Uruguai.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias