Entretenimento



Música

Disco do papa Francisco é menos rock e mais culto religioso

"Wake Up!" foi lançado na semana passada e traz discursos de Jorge Bergoglio sobre bases instrumentais e gravações de coral

30/11/2015 - 19h15min

Atualizada em: 30/11/2015 - 19h16min


Muito se falou sobre o "disco de rock progressivo do papa Francisco". Lançado na última sexta-feira, Wake Up! é mais a gravação de um culto religioso do que realmente um lançamento musical. As 11 faixas vão, é verdade, da música latina ao canto gregoriano, mas a parte mais importante do álbum são os pronunciamentos de Jorge Bergoglio.

Papa Francisco reza no memorial das vítimas do 11 de setembro

A primeira faixa, Annuntio Vobis Gadium Mangum, tem um minuto e meio de instrumental suave, quase ambiental, até ser interrompida por um minuto de palavras em italiano proferidas pelo pontífice para uma plateia entusiasmada, que aplaude efusivamente. Se nessa faixa há um coral bastante parecido com o que se vê na maioria das igrejas e celebrações católicas, Salve Regina, a segunda música do disco, tem flauta e bateria, o que remete menos à religião e mais a composições de easy listening. Quem canta, dessa vez, é uma voz feminina, bastante bonita – sempre intercalada, é claro, com frases do Papa sobre paz, fraternidade e histórias bíblicas.

Em discurso na ONU, Papa critica a opressão do sistema econômico global

Ouça o disco Wake Up!, do papa Francisco, na íntegra:

Em Cuidar el Planeta, a terceira faixa, o santo padre volta a cantar em espanhol (sua língua natal aparecerá em mais duas faixas, Por Que Sufren los ninos? e La Iglesia no puede ser una Ong!). Logo após o discurso sobre a importância de preservar a natureza, outra voz feminina canta quase um pop latino, com direito a percussão e uma levada dançante – claro, sem nunca perder a carga eclesiástica que vai da primeira à última faixa de Wake Up!. Há até momentos de música eletrônica e um solo de cordas durante a terceira música do disco.

Papa pede a Cuba que se abra à Igreja e aos Estados Unidos

O que mais chega perto do prometido rock progressivo é Wake Up! Go! Go! Forward!, em que há solo de guitarra e uma bateria mais agressiva, mas o resto do disco é composto por gravações de discursos do Papa intercalados com instrumentais de easy listening e vocais de igreja.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias