Entretenimento



Além da segunda tela

Internet se torna uma das armas da TV aberta para fidelizar o público

Canais buscam interação virtual para aumentar a repercussão dos programas

28/11/2015 - 16h02min

Atualizada em: 28/11/2015 - 16h02min


"Totalmente Demais" teve capítulo zero
Foto: TV Globo, divulgação "Malhação Sonhos" apostou em fanfics
Foto: TV Globo, divulgação

Sergio Zalis / Globo
"Mister Brau" ganhou site próprio, com músicas e clipes, e Lázaro Ramos e Taís Araújo se apresentaram como seus personagens em programas como "Fantástico"

Antes tida como uma rival, a internet foi aos poucos se tornando uma grande aliada dos canais de TV aberta. Investir nas redes sociais, por exemplo, pode ajudar a aumentar a repercussão dos programas exibidos e atrair, instantaneamente, novos espectadores. E garantir conteúdos exclusivos nos sites oficiais das emissoras aumenta o fluxo de acessos dessas páginas na web. A partir do compartilhamento de informações entre os usuários, alcança-se um público que poderia não ser conquistado sem essa interação.

Leia mais:
Globo lança novo aplicativo que disponibiliza todo seu conteúdo em várias plataformas
Vanessa Scalei: "Totalmente Demais" tem que ir além do conto de fadas para empolgar

- Hoje, não há como ganhar o telespectador se não estiver conversando ao mesmo tempo com o internauta. Para repercutir, um programa tem que ser multiplataforma - avalia Ana Paula Padrão, que apresenta o MasterChef Júnior, na Band.

A opinião da jornalista é compartilhada pelos autores Paulo Halm e Rosane Svartman. Responsável pelo texto de Totalmente Demais, novela das 19h da Globo, a dupla já experimentou essa interatividade na última temporada de Malhação, assinada também pelos dois. E entende que, por mais que ainda seja repleta de dúvidas, a comunicação entre a televisão e a internet é um caminho inevitável no século 21.

- Não é possível atestar que esse é o futuro, mas não dá para escapar da convergência. E também não adianta fazer algo que pareça sem função ali. Tem que criar uma relação bacana com o programa para funcionar - explica Rosane.


Antes mesmo da estreia

Em Totalmente Demais, novela das sete da RBS TV, a interação começou antes de sua estreia. A equipe criou o "capítulo zero", um episódio bem curto, com cerca de seis minutos, para apresentar os principais personagens da história e com estreia na internet. Além disso, promoveu um concurso, o Garota Totalmente Demais Web, que garantiu à vencedora, a goiana Scarlet Cardoso, de 21 anos, uma participação no elenco da trama. Foram quase cinco mil inscritas, que tiveram de enviar fotos de rosto e corpo inteiro na primeira etapa. Na segunda fase, as competidoras fizeram vídeos defendendo sua entrada na novela.

- Não existe uma estratégia definida, mas usamos as ferramentas virtuais que estão ao nosso alcance. Também buscamos sempre pessoas mais jovens na equipe para que seja mais fácil essa comunicação com o público da internet - entrega Paulo Halm.

Protagonismo dos fãs

Na temporada passada, uma das maiores ousadias de Malhação foi apostar na fanfic (narrativa ficcional escrita por fãs). A ideia era receber sugestões de cenas com um dos personagens da trama e, se escolhida, a proposta era gravada e exibida. Foi o que aconteceu com duas fãs que tiveram suas histórias produzidas e interpretadas pelo elenco.

"Malhação Sonhos" chega ao fim nesta sexta retomando o sucesso da novela

Na atual temporada, uma websérie tenta prender a atenção do público, mas um detalhe é curioso: ela se passa em um período cronológico anterior ao que vai ao ar na série infantojuvenil. Os Desatinados mostra desde o primeiro encontro de João (João Vithor Oliveira) - que morreu na primeira semana da temporada - e Ciça (Julia Konrad) até a criação da banda mais famosa que o Colégio Estadual Leal Brazil já teve e que dá nome ao projeto.

Inicialmente, seis capítulos foram gravados e estão disponíveis no site oficial do programa. Mas nada impede que outros sejam produzidos.

- Queríamos oferecer um conteúdo original, com o mesmo conceito que já existe, para que os telespectadores entrassem na história de outra maneira - diz Emanuel Jacobina, autor principal de Malhação.


Personagem ganha vida

Mister Brau, série criada por Jorge Furtado e exibida nas noites de terça-feira da RBS TV, tem clipes e notícias do astro fictício exclusivos para a web, como se o personagem fosse, de fato, real.

Lázaro Ramos e Taís Araújo estrelam "Mister Brau", nova série da TV Globo
Na estreia, "Mister Brau" cumpre o papel de divertir

- O que é mais bacana nisso tudo é que estamos inaugurando uma nova relação entre várias áreas dentro da Globo. A série tem vida no site, com números musicais, ensaios fotográficos, enfim, essa sinergia só beneficia ambos os lados - opina Lázaro Ramos, que vive o protagonista do projeto e, antes da estreia, participou de programas como Fantástico e Domingão do Faustão como Mister Brau.

O público decide

Presentes na maior parte dos canais hoje em dia, os reality shows talvez sejam os programas em que a ligação com a internet é estabelecida de maneira mais fácil. Primeiro, quando a eliminação dos participantes é por preferência do público, possibilitando votos online. E também ajudando a decidir provas e obstáculos que dificultem o jogo. É assim no Big Brother Brasil, por exemplo.

Na atual temporada de A Fazenda, a Record apostou em um programa exclusivo no ambiente virtual. A Fazenda Online é apresentado por Gianne Albertoni e fica disponível exclusivamente na R7TV (tv.r7.com), no portal R7. Neste endereço ainda é possível assistir ao vivo a rotina dos famosos confinados e entrevistas com os peões eliminados.

Processo parecido ao do The Voice Brasil, com Dani Suzuki comandando o The Voice Web, que conta com episódios inéditos diariamente.

"Batalha dos Confeiteiros Brasil" começa nesta quarta com Buddy Valastro no comando

Ainda na Record, a Batalha dos Confeiteiros Online mostra cozinheiros que fazem sucesso na internet, vídeos com bastidores das gravações e entrevistas exclusivas. No site ficam disponíveis receitas e um "live-tweeting" - espécie de reunião no Twitter. Já na TV, bolos feitos pelos internautas são exibidos para o público, enquetes avaliam o jogo pela visão dos telespectadores e comentários dos internautas são mostrados na tela.

* TVSHOW


MAIS SOBRE

Últimas Notícias