OCTO, pluricanal do Grupo RBS, estreia com inovação em conteúdo e interatividade - Diário Gaúcho

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Um novo jeito de se informar está no ar23/11/2015 | 23h53

OCTO, pluricanal do Grupo RBS, estreia com inovação em conteúdo e interatividade

O projeto, que mistura comunicação e entretenimento, está baseado em quatro conceitos: colaboração, inquietação, pluralidade e geolocalização

OCTO, pluricanal do Grupo RBS, estreia com inovação em conteúdo e interatividade Lauro Alves/Agencia RBS
Os primeiros temas abordados pelos repórteres do canal foram os ataques a Paris, a polêmica entre Uber e táxis e a rotina dos produtos do Grupo RBS Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Está no ar. Desde as 19h desta segunda, o projeto OCTO está ativo — na TV, pelo canal 36, em substituição à TVCOM, e pela internet. De maneira pontual, o pluricanal do Grupo RBS estreou com muito conteúdo, apresentação de propostas e interação com os espectadores.

Conheça o site de OCTO e assista à programação

OCTO estreia apresentando novo conceito de comunicação e entretenimento

Ao som de Octopus’s Garden, dos Beatles, o novo projeto entrou no ar com a promessa de “desenvolver novas linguagens e padrões para a produção e exibição de conteúdo”. Com três apresentadores simultâneos e repórteres na rua, entrevistas, reportagens e conteúdo de entretenimento foram apresentados de maneira informal, como mostra a primeira frase dita ao vivo: 

— Estamos em OCTO, estamos vivos, juntos e na hora certa.

Nos estúdios onde tudo acontecia, o clima era um misto de emoção, tensão e felicidade. Flavia Moraes, idealizadora da proposta e diretora-geral do SE7 de Inovação e Linguagem do Grupo RBS, atendeu ao telefone menos de uma hora depois de ver um de seus produtos estrear e falou sobre o que os primeiros minutos de OCTO significam para o futuro do projeto: 

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— Estamos muito emocionados e felizes. Acho que já conseguimos mostrar com muita clareza as mudanças de linguagem, de humor e de formato que OCTO vai trazer.

Uber e ataques a Paris na estreia

O projeto, que mistura comunicação e entretenimento, está baseado em quatro conceitos: colaboração, inquietação, pluralidade e geolocalização. Em sua essência, está o formato de rede colaborativa, com a participação ativa do público — vídeos, mensagens, sugestões e comentários nas redes sociais são alguns meios de interação.

A ideia é apresentar novos olhares sobre os assuntos, com a aposta em uma agenda positiva, mais leve e engajada. Os primeiros temas abordados pelos repórteres do canal foram os ataques a Paris, a polêmica entre Uber e táxis (um repórter falava de dentro de um carro do polêmico serviço) e a rotina dos produtos do Grupo RBS (um terceiro jornalista entrou ao vivo da redação de Zero Hora com o editor-chefe do jornal, Nilson Vargas).

Agora, para saber como será o futuro de OCTO, resta acompanhar os próximos dias do pluricanal. Para Flavia, já foi possível perceber que é “outra coisa”. É claro que ela não usou as palavras de graça: “Ser outra coisa” é a principal intenção de OCTO, e a frase é usada como marca do novo canal.

OCTO foi elaborado a partir das premissas do The Communication (R)Evolution (TCR), estudo encomendado pelo Grupo RBS que investiga impactos da revolução digital na indústria da comunicação.
 
 
 
 
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