Notícias



Em Brasília

"Pegou de surpresa", diz Renan Calheiros sobre prisão de Delcídio

Presidente do Senado aguarda envio dos autos para marcar a sessão que vai definir pela manutenção ou não da prisão do líder go governo na Casa

25/11/2015 - 13h04min

Atualizada em: 25/11/2015 - 13h04min


Guilherme Mazui / RBS Brasília
Guilherme Mazui / RBS Brasília
Enviar E-mail
Renata Colombo
Enviar E-mail
Luis Macedo / Câmara dos Deputados

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), admitiu que a prisão de Delcídio Amaral (PT-MS), nesta quarta-feira, surpreendeu a Casa. Ele aguarda o envio dos autos por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) para marcar a sessão que vai definir pela manutenção ou não da prisão do petista.

- Pegou de surpresa (a prisão) porque não havia sequer investigação formal contra o senador Delcidio Amaral - disse Renan.

PF prende Delcídio e Esteves após reunião que planejou fuga de Cerveró pelo Paraguai
Como a prisão de Delcídio Amaral repercutiu no Planalto e no Congresso

Delcídio foi preso acusado de obstruir as investigações da Operação Lava-Jato. Segundo a PGR, ele teria oferecido uma mesada e um plano de fuga para que o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, não fechasse acordo de delação premiada. A prisão, inédita no caos de um parlamentar no exercício do mandato, foi corroborada pelo STF.

Renan afirmou que o STF deve antecipar o envio dos autos, aguardados ainda nesta quarta-feira no Senado. Com o processo em mãos, ele vai se reunir com líderes e membros da Mesa Diretora para discutir o rito da votação que deve ocorrer em plenário.

Delcídio ofereceu R$ 50 mil mensais para Cerveró não participar de delação premiada, diz PGR
Planalto e PT já discutem novo nome para liderança do governo

Pela Constituição, a Casa da qual pertence o parlamentar preso em flagrante decide se mantém ou revoga a prisão. Renan afirmou que não há prazo para essa votação, contudo, o regimento prevê decisão por maioria absoluta dos senadores em até 45 dias.

- Vamos administrar um prazo que seja razoável a partir das informações que receberemos do STF - afirmou Renan.

Quem é o bilionário André Esteves, preso na Operação Lava-Jato
Rosane de Oliveira: prisão de senador tem efeito bombástico

O peemedebista disse não saber se a votação será fechada ou aberta. Questionado se há clima para reverter a prisão de Delcídio, o presidente foi evasivo.

- Precisamos conhecer as informações e a caracterização da prisão, se houve flagrante, se as provas são legais. A decisão será tomada pela maioria.

Renan também anunciou o cancelamento da sessão do Congresso, prevista para esta quarta-feira.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias