Porto Alegre



Porto Alegre

Projeto prevê arranha-céu de 256 metros para o Quarto Distrito

Arquiteto apresentou projeto acadêmico com torre de 256 metros à Secretaria de Urbanismo na semana passada

25/11/2015 - 17h41min

Atualizada em: 25/11/2015 - 17h41min


Bruna Vargas - de Tramandaí
Enviar E-mail
Repdorução / Reprodução
Edificação ficaria no quarteirão entre as ruas Garibaldi, Ernesto Alves, Voluntários da Pátria e a Avenida Farrapos

Parada no tempo há mais de três décadas após a debandada das fábricas que exploraram a região, a área do Quarto Distrito, que compreende os bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos, em Porto Alegre, poderá ostentar um dos símbolos arquitetônicos mais usados em cenários futurísticos da ficção: um arranha-céu de mais de 200 metros de altura.

Apresentado à Secretaria Municipal de Urbanismo na semana passada, o projeto de conclusão de curso do arquiteto Luis Henrique Bueno Villanova sequer teria condições de sair no papel na atual conjuntura: o plano diretor da Capital estipula um limite de 52 metros de altura para as edificações. Mas a ideia de uma torre no quarteirão ladeado pelas ruas Voluntários da Pátria, Garibaldi, Ernesto Alves e pela Avenida Farrapos foi vista com bons olhos pelo secretário de Urbanismo, Valter Nagelstein.

Faculdade de Arquitetura da PUCRS envolve alunos em ações no 4º Distrito, em Porto Alegre

Na sexta-feira passada, durante a apresentação do projeto de Villanova à prefeitura, Nagelstein postou duas imagens em seu perfil no Instagram, acompanhadas de comentários como "Que tal um prédio de 260 mts no Quarto Distrito?" e "Quem disse que não pode torre em orla?". O projeto arquitetônico, segundo a Smurb, seria encaminhado aos grupos que discutem a área - a prefeitura tem pelo menos dois grupos de trabalho cuja pauta é a revitalização do Quarto Distrito.

Centros multiculturais ganham espaço em Porto Alegre

O projeto prevê um modelo de arranha-céu sustentável, com placas de energia solar, parques verticais e uma área permeável (que recebe água da chuva) de cerca de 40% (o exigido pelo plano diretor atual é de 20%). Ele também não ficaria na orla, como citou o titular da Smurb, mas no interior do bairro Floresta. Para o arquiteto de 28 anos, essa é uma oportunidade de rediscutir o plano diretor de Porto Alegre e mostrar às pessoas que é possível um ícone de megalópoles estar em harmonia com o meio ambiente.

- Pensei em um conceito de edifício que contrapusesse o plano diretor atual. Apresentei o projeto em vários lugares, e o secretário me convidou para exibi-lo à equipe dele, para mostrar que não é um terror ter um arranha-céu na cidade - diz Villanova.

Bairro Floresta passa por revalorização que desperta potencial artístico e cultural

O plano diretor do município serviu de ponto de partida para a criação do arranha-céu. Segundo Villanova, primeiro, foram criados, para a mesma quadra, prédios que respeitassem as diretrizes atuais, o que resultou em 12 edificações com alturas distintas. Depois disso, o arquiteto utilizou esses volumes para projetar um único edifício para a mesma área.

O resultado foi uma edificação de 256 metros de altura (mais que o dobro dos prédios mais altos da Capital, que têm cerca de 100 metros). Em vez de um bloco único, no entanto, a construção seria "vazada", com andares intermediários onde ficaria retida água para reutilização. Ele foi projetado para uso misto: além de apartamentos residenciais, prevê um hotel e uma área de uso comercial.

Prédios acima do limite permitido pelo plano diretor, porém, já geraram polêmica em outros pontos da cidade - e seguem provocando conflitos, como no caso da revitalização do Cais Mauá, que prevê torres comerciais de 100 metros na orla do Guaíba. Além disso, o debate sobre o arranha-céu promete levantar questões relacionadas ao uso do espaço urbano, que, nos últimos anos, tem marcado a discussão sobre outros projetos arquitetônicos previstos para a Capital.

Conforme o secretário de Governança, César Buzatto, que participa de um dos grupos de trabalho que planejam a revitalização do Quarto Distrito, um projeto como o do arranha-céu sustentável pode ser bem-vindo, mas só deve ser implantado se for aprovado pela comunidade.

- Estamos tentando construir os próximos passos com o maior consenso possível. Se (o projeto) for muito polêmico, não vai acontecer - diz.

Grupo realiza evento para propor troca de ruas por praças em Porto Alegre

Entusiasta do arranha-céu, o titular do Urbanismo, Valter Nagelstein, foi procurado pela reportagem em pelo menos quatro oportunidades para comentar o assunto, sem sucesso. Na última tentativa, nesta quarta-feira, a assessoria de imprensa da secretaria informou que ele viajou ao México a trabalho e deve retornar à Capital apenas no fim da semana.

Especialistas elogiam projeto, mas pedem cautela

Convidados por ZH para apreciar o projeto apresentado à Secretaria de Urbanismo, especialistas convergiram em dois pontos: os três consideraram o arranha-céu sustentável competente tecnicamente como projeto acadêmico, mas acreditam que, antes de tudo, ele deve gerar reflexão para a cidade.

Francisco Marshall: cidade, pólis, cidadania

Professor da faculdade de arquitetura Mackenzie, em São Paulo, Valter Caldana observa que um arranha-céu tem vantagens arquitetônicas e não necessariamente estraga a paisagem, pelo contrário: pode criar uma composição agradável com o entorno, como marco arquitetônico excepcional. O problema, segundo o arquiteto, é que não há garantias de que, com o tempo, o solo liberado pela construção de uma torre não seja ocupado com outras.

- Em São Paulo, temos um ditado que diz: onde passa um boi, passa uma boiada. Em geral, as pessoas são contra (arranha-céus) porque depois de um, você não sabe o que vem. É uma preocupação pertinente, porque nossa legislação é frágil e faz as exceções virarem regra - pondera.

Feira do Livro reaproxima população do Cais Mauá em Porto Alegre

Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Tiago Holzmann da Silva acredita que a discussão sobre a cidade deve se sobrepor ao objeto edificado, provocando uma reflexão sobre o contexto em que o prédio estaria inserido. No seu entendimento, o conceito de sustentabilidade nas cidades não se constrói com arranha-céus:

- Toda a teoria da cidade contemporânea indica para altas densidades (muita gente e muitas unidades), mas em baixas alturas (até oito pavimentos), criando uma cidade compacta, estimulando a vida de bairro, oportunizando insolação e ventilação à maior parte das edificações, permitindo uma relação visual com a rua (que gera segurança), reduzindo o consumo de energia, etc. O edifício em grandes alturas pode ser uma boa solução eventual, mas entendo que não é o caso.

Leia todas as notícias sobre Porto Alegre

Para o vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS), Joaquim Haas, o projeto é uma "provocação" para que se pense a "Porto Alegre do futuro". Ele considera positiva uma possível revisão do plano diretor atual, com base em estudos, mas destaca a importância de preservar a harmonia no ambiente urbano.

- A proposta dele é importante, contemporânea, inovadora, mas está fora da realidade de Porto Alegre. Esses conceitos de arquitetura são importantes, e o Quarto Distrito é uma boa oportunidade (para aplicá-los), mas não é simplesmente derrubar tudo e erguer prédios. É uma excelente oportunidade para discutir e se criar novas alternativas, desde que tenha estudo, e não fique perdido, agredindo a região.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias