Notícias



Brasília

Senado Federal mantém prisão do senador Delcídio Amaral

Um dos argumentos para prender o senador é o fato de que ele teria tentado influenciar ministros do Supremo a conceder habeas corpus a ex-diretor da Petrobras

25/11/2015 - 21h45min

Atualizada em: 25/11/2015 - 21h45min


Geraldo Magela / Agência Senado
Delcídio do Amaral foi preso na manhã desta quarta-feira no hotel em que morava em Brasília

Em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira, o Senado Federal autorizou a prisão do líder do governo na Casa, Delcídio Amaral (PT-MS). Foram 59 votos a favor da reclusão, 13 contrários e uma abstenção. Para revogar a decisão do STF de prender o senador eram necessários 41 votos contra.

Veja quem votou a favor e contra a prisão de Delcídio Amaral

O artigo 53 da Constituição Federal define que a prisão de senador ou deputado deve ser decidida pela maioria dos votos da casa legislativa correspondente ao investigado.

OUÇA: Delcídio propôs fuga de Cerveró pelo Paraguai
Filho de Cerveró acertou gravação com PGR
PF prende Delcídio Amaral e André Esteves na Lava-Jato

O senador Delcídio Amaral foi preso na manhã desta quarta-feira pela Polícia Federal, acusado de tentar destruir provas contra ele e prejudicar as investigações da Operação Lava-Jato. Ele teria negociado com o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró para que ele não aceitasse acordo de delação premiada com o Ministério Público. Delcídio teria oferecido o valor de R$ 50 mil mensais para que Cerveró não participasse da delação, e planejado a possibilidade de fuga. 

 Rosane de Oliveira: PT joga Delcídio à própria sorte

O pedido de prisão foi aceito pelo STF, que realizou uma sessão extraordinária na manhã desta quarta-feira, quando o relator da Operação Lava-Jato, Teori Zavascki, explicou aos ministros da 2ª Turma da Suprema Corte os motivos de ter autorizado a prisão.

Também foram detidas outras três pessoas: o chefe do gabinete, Diogo Ferreira; o advogado do senador, Edson Ribeiro; e o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, que também estariam envolvidos nas irregularidades.

Cerveró diz que Collor recebeu propina de banqueiro

Delcídio foi preso no hotel Golden Tulip, onde mora em Brasília, mesmo local onde, na terça-feira, a PF prendeu o empresário José Carlos Bumlai. A PF também fez busca e apreensão no gabinete do petista, no Senado, em Brasília, e nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Senador citou 4 ministros do Supremo em conversa
Quem é o bilionário André Esteves, preso pela PF
Banqueiro obteve cópia de delação de Cerveró

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias