Notícias



Prisão histórica

Tarso Genro diz que prisão de Delcídio foi "dentro da lei"

Por volta das 9h, quando eram divulgadas as primeiras notícias, o ex-governador do Rio Grande do Sul já recorria ao Twitter para manifestar a posição

25/11/2015 - 17h45min

Atualizada em: 25/11/2015 - 17h45min


Jefferson Botega / Agencia RBS

O ex-governador do Rio Grande do Sul e um dos principais líderes da Mensagem ao Partido - segunda maior corrente do PT -, Tarso Genro, afirmou nesta quarta-feira que o Supremo Tribunal Federal (STF) agiu corretamente ao autorizar a prisão do líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS).

Tarso afirmou que a detenção ocorreu "dentro da lei" e que deve servir como estímulo ao partido para ter maior "controle" dos próprios parlamentares.

- Pelas gravações que estão sendo divulgadas, a prisão do senador foi rigorosamente dentro da lei e da Constituição. Não é antecipação de pena - disse, por meio de conta na rede social Twitter.

- Trata-se de garantia do andamento de inquérito, livre de interferências que poderiam obstar a busca da verdade. Não podemos confundir inquéritos de tintura persecutória contra nós, com inquéritos que, efetivamente, atacam ações delituosas evidentes - disse, nas mensagens seguintes.

Oposição tentará mandado de segurança no STF por voto aberto no caso Delcídio
Banqueiro obteve cópia de delação de Cerveró
VÍDEO: prisão de Esteves tem alcance imprevisível

- PT deve considerar ação da Justiça, como essa, como um estímulo a recrutamentos qualificados e a um controle maior dos seus parlamentares - completou.

Por volta das 9h, quando eram divulgadas as primeiras notícias sobre Delcídio, o ex-governador do Rio Grande do Sul já recorria ao Twitter para manifestar a posição. Naquele momento, ele, que é advogado, pedia à direção da legenda que tivesse cautela.

- Sugiro à direção do PT que, antes de falar, veja as provas para se definir. Ninguém tomaria decisão como essa sem um mínimo de elementos - declarou, referindo-se à decisão do STF de autorizar a prisão do senador do PT.

VÍDEO: prisão de senador tem efeito bombástico
PF prende Delcídio Amaral e André Esteves na Lava-Jato
Delcídio citou 4 ministros do Supremo em conversa

- É decisão muito grave, que não deve ser tratada com precipitação ou comparada a qualquer medida anterior, que tenha sido feita contra o PT.

Ainda nesse horário, Tarso cobrava do STF a apresentação das provas contra Delcídio e avaliava que a prisão dele "em pleno exercício de suas funções delegadas" representaria "ou a solidez ou o fim do Estado de Direito".

Filho de Cerveró acertou gravação com PGR


MAIS SOBRE

Últimas Notícias