Porto Alegre



Após agressão de motorista

Taxista incentiva "guerra" ao Uber no Facebook, e EPTC abre processo administrativo

Polícia Civil também deve investigar Silvio Macias pelas declarações feitas na rede social

27/11/2015 - 16h09min

Atualizada em: 27/11/2015 - 16h09min



Foto: Reprodução, Facebook

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Um comentário incitando a violência contra o Uber publicado no Facebook de Silvio Macias na noite de quinta-feira, após um motorista parceiro do aplicativo de transporte ser agredido por dois taxistas no estacionamento do supermercado Carrefour, em Porto Alegre, provocou reação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Polícia Civil nesta sexta-feira.

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Em sua página na rede social, Macias, que se identifica como taxista, escreveu: "Primeiro uber abatido. Vamo pega um por um. É guerra". A postagem teve mais de 500 compartilhamentos até as 15h30min desta sexta, a maioria criticando a postura do taxista.

Após a repercussão nas redes sociais, a EPTC postou uma imagem do taxista em sua página do Facebook, comunicando que abriu um processo administrativo contra o motorista. Segundo a empresa, ele deve ser convocado a prestar esclarecimentos.

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A Polícia Civil, que viu a postagem no facebook, anunciou que será aberta uma investigação contra Macias. Segundo o delegado Carlos Butarelli, diretor da Divisão de Homicídios, o taxista será investigado por "incitação ao crime".

A reportagem tentou contato com Silvio Macias nesta tarde, mas, até a publicação da matéria, o taxista não havia respondido à solicitação.

Na tarde desta sexta, um dia após a agressão ao motorista parceiro do Uber, a EPTC divulgou, em nota, que está intensificando a fiscalização nos táxis da Capital para coibir irregularidades e garantir uma melhor qualidade na prestação do serviço. Somente em novembro, foram realizadas 233 autuações e 46 táxis foram recolhidos, segundo a empresa. Desde o início do ano, foram 2.194 multas aplicadas e 512 recolhimentos.

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As ações da EPTC de monitoramento dos táxis são baseadas também em denúncias feitas pelo telefone 156. Neste canal, somente em 2015, foram registradas 3.172 queixas a taxistas, cerca de nove reclamações por dia.

 


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