Pelas Ruas



As Illuminatis

Treino e amizade: conheça as patinadoras noturnas de Porto Alegre

O objetivo das atletas é a preparação para maratonas, mas as saídas à noite para patinar bombaram as amizades

25/11/2015 - 13h48min

Atualizada em: 25/11/2015 - 13h48min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail

Duas noites por semana, um grupo de amigas se encontra no estacionamento de um shopping da Capital. Mas não pensam em fazer compras, pegar um cineminha e muito menos pedir pipoca. Ali mesmo, entre os veículos estacionados, elas colocam munhequeiras, joelheiras, cotoveleiras, capacete, calçam os patins inline - aqueles com as quatro rodinhas em linha - e partem para percursos de mais de 10 quilômetros pelas ruas Porto Alegre.

Vestidas com jaquetas e camisetas exuberantes - de cor amarelo "marca-texto" -, elas deram ao grupo o nome de "As Illuminatis". Brilhando no escuro, chamam ainda mais a atenção:

- A maioria dos motoristas dá aquela buzinadinha de força: vamos lá gurias - ri Ilana Brito Pastana, 33 anos, estudante de Engenharia de Computação.

Os sete pecados capitais de uma rua do bairro Rio Branco
Volta, Anna! De quem é a faixa com pedido de perdão na Zona Sul?

Ela, a administradora Cátia Dalpian Muraro, 29, a engenheira química Isis Sieverdt, 30 anos, a arquiteta Patrícia Ourique Monticelli, 35 anos, e as empresárias Cristina Santos Rocha Jucá, 33, e Ana Paula Aguiar Seadi, 34, se conheceram por meio do esporte e não se desgrudam há seis meses. A intenção do grupo é treinar para participar de maratonas nos próximos anos, mas destacam que a amizade incentiva mais do que qualquer competição:

- Uma vai puxando a outra - relata Isis.

Elas optaram por andar à noite por causa dos horários de trabalho e do movimento. Sabem que há riscos, então não dão bobeira: além de só andarem em grupo, aceleram e deixam para conversar depois, dentro do carro. E relatam que a noite garante uma sensação de liberdade única:

- No inverno, Porto Alegre é nossa. Não tem ninguém andando. Aquele frio, todo mundo em casa olhando novela, comendo pipoca, e nós aqui patinando - lembra Cátia.

Com apenas 28 km de faixas exclusivas, Porto Alegre vê surgir ciclovias improvisadas
Leia mais notícias do ZH Pelas Ruas

Dicas das Illuminatis para quem quer começar a patinar:

- Não é uma boa ideia sair andando na rua sem experiência. Procure um lugar mais calmo. Durante o final de semana, o trecho bloqueado na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, é um lugar bacana para andar.

- Não economize em equipamentos de proteção: capacete, joelheira, cotoveleira e munhequeira. Se for andar à noite, use sinalizadores luminosos.

- Pesquise bem antes de comprar os patins. Algumas lojas de brinquedos vendem patins de plástico, que não são tão eficientes e podem desestimular o praticante.

- Se quiser, procure um grupo de patinadores para compartilhar experiências - e, como elas, fazer novas amizades. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias