Notícias



Operação Gol Contra

Assembleia irá recorrer da decisão de afastar Jardel

Decisão foi anunciada no início da tarde desta terça-feira pelo presidente da Casa, deputado Edson Brum (PMDB)

01/12/2015 - 13h26min

Atualizada em: 01/12/2015 - 13h26min


Débora Ely
Débora Ely
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Presidente da Casa, Edson Brum, anunciou a decisão no início da tarde

A Assembleia Legislativa irá recorrer da decisão da Justiça de afastar, por 180 dias, o deputado estadual Mário Jardel (PSD) do cargo por suspeita de desvio de verbas. Anunciada pelo presidente da Casa, Edson Brum (PMDB), a medida se ampara no entendimento de que houve interferência entre Poderes.

- Não posso me intrometer no Judiciário, assim como eles não podem se intrometer no Legislativo. Qualquer tipo de punição a um deputado só pode ser dada pelo Parlamento - defendeu Brum.

O que vem pela frente no caso Jardel

O anúncio ocorreu depois de reunião de três horas da Mesa Diretora e de líderes de partidos. Jardel havia sido afastado do cargo de deputado estadual na segunda-feira em uma decisão inédita da Justiça. Operação do Ministério Público, que tem como principal investigado o ex-jogador, apontou indícios de crimes como concussão, peculato, falsidade documental, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O que o mundo disse sobre Jardel, suspeito de desvio de verbas

Brum garantiu que a decisão dos deputados não entra na questão do mérito das denúncias contra o ex-jogador, mas na intromissão de um desembargador no regimento da Casa.

- Como se suspende um parlamentar querendo que a Assembleia continue pagando o salário dele? - questionou.

- Na minha opinião, se comprovadas as denúncias, não resta outra alternativa a não ser a Casa cassar o parlamentar.

MP diz que Jardel pedia drogas usando termos como "picanha" e "cerveja"

Mais cedo, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), José Aquino Flôres de Camargo, deixou a Assembleia depois de reunião que, segundo ele, tratou da reposição de servidores do Judiciário e já estava marcada desde a semana passada. Sobre o caso de Jardel, disse que, "do ponto de vista ético, não poderia se manifestar sobre a decisão de um desembargador".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias