Vida



#RScontraAedes 

Campanha contra o aedes lança site, número de telefone e WhatsApp para denúncias e informações

Secretaria de Saúde e Sindicado Médico do RS se uniram para campanha de combate ao mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus

18/12/2015 - 11h36min

Atualizada em: 18/12/2015 - 12h04min


James Pizarro
James Pizarro

Informação e prevenção pelas mídias digitais são os focos de uma nova ação conjunta entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Sindicado Médico do Rio Grande do Sul (Simers) para o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor do zika vírus – no Estado.

Rio Grande do Sul está em alerta para zika vírus

Lançada na manhã desta sexta-feira, a campanha "RS contra Aedes" conta com site, aplicativo, hashtag e números de telefone e WhatsApp para repassar informações ao maior número de pessoas e facilitar a denúncia de possíveis focos do mosquito.

Em www.rscontraaedes.ufrgs.br, a população encontrará dados, um mapa do Rio Grande do Sul indicando a localização e quantidade de casos confirmados das doenças transmitidas pelo mosquito – dengue, chikungunya e zika vírus – além de dicas de prevenção e um espaço para denúncias.

A campanha foi elaborada em parceria com o projeto TelessaúdeRS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante o lançamento da ação, apresentada pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, pelo presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, e pelo diretor da Faculdade de Medicina da UFRGS, José Geraldo Lopes Ramos, foi destacada a urgência de medidas para prevenir a propagação do mosquito transmissor.

– Do ponto de vista nacional, essa é a maior dificuldade de saúde pública que tivemos nas últimas décadas – afirmou Gabbardo. Entre os dados apresentados no lançamento da campanha, foi destacado um aumento de 41% no número de casos de zika vírus na primeira semana de dezembro.

RS tem primeiro caso de microcefalia relacionada ao zika, confirma secretário

– Não há tratamento nem vacina contra a doença, e os números de casos estão crescendo de maneira assustadora. Só a prevenção pode ajudar – complementou o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes.

Novas medidas serão lançadas em janeiro
Na primeira semana de janeiro, a campanha estadual contará com duas novas frentes. No dia 5, será lançado um aplicativo para celulares – com informações sobre as doenças, formas de prevenção, telefones de contato, além de um localizador por GPS para quem quiser fazer uma denúncia de possível foco do mosquito –, e ocorrerá a inauguração de uma sala de comando contra o Aedes.

Gestantes, zika e microcefalia: especialistas esclarecem as dúvidas mais frequentes

Localizada na sede da SES, a sala contará com representantes de diferentes órgãos, como a Defesa Civil, Exército, secretarias municipais e estaduais, que realizarão conferências, estudos, análise de dados e decidirão as estratégias de ação contra o mosquito:

– Queremos criar uma espécie de barreira para postergar, pelo menos, a chegada do zika vírus no Rio Grande do Sul. Acho que é inevitável barrar a entrada dele, mas podemos retardar e fazer com que ele chegue com uma intensidade menor do que está ocorrendo em outras regiões do país – complementou Gabbardo.

Conheça as iniciativas da campanha RS Contra Aedes
Site: www.rscontraaedes.ufrgs.br
Redes Sociais: (hashtag) #RScontraAedes
Telefone: 0800-645-3308
WhatsApp e Telegram: (51) 9184.7821
Aplicativo: disponível em 5 de janeiro

Entenda os sintomas e o tratamento das três doenças transmitidas pelo Aedes:

Entenda como o zika se espalhou pelo mundo:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias