Notícias



Desvalorização do peso

Dólar dispara na Argentina após fim de restrições cambiais

Moeda americana foi vendida na abertura do mercado, nesta quinta, a 15 pesos, sendo que nas quarta, era cotado a 9,835 pesos

17/12/2015 - 11h53min

Atualizada em: 17/12/2015 - 11h53min


EITAN ABRAMOVICH / AFP

A cotação do dólar disparou na Argentina nesta quinta-feira, primeiro dia de câmbio flutuante no país após quatro anos sob o regime de câmbio "oficial". Na abertura do mercado, às 10h locais (11h de Brasília), o dólar foi vendido a 15 pesos, o que representa uma forte desvalorização da moeda local, com um aumento do dólar de mais de 40%. Na quarta-feira, a moeda amerciana encerrou os negócios valendo 9,835 pesos.

Às 11h30min desta quinta, segundo Clarín, a moeda americana havia baixado para 14,30 pesos, mostrando que a demanda ainda ajusta as cotações. O euro estava cotado a 17 pesos e o real a 5,32 pesos.

Analistas financeiros advertiram que irão ocorrer variações durante o dia, depois de quatro anos com restrições cambiais.

Como foi a vitória de Macri na Argentina
Entenda as consequências do fim da Era Kirchner

A retomada do regime de câmbio flutuante - em que a cotação da moeda é definida pela oferta e procura - foi anunciada na quarta-feira pelo novo ministro da Fazenda da Argentina, Alfonso Prat-Gay, durante uma entrevista coletiva na qual se recusou a estimar sobre a futura cotação da moeda americana.

- A partir de amanhã, qualquer pessoa poderá comprar dólares - disse Prat-Gay, ao anunciar o fim do que é conhecido como "cepo cambiario", uma promessa de campanha do novo presidente Mauricio Macri. - Quem quiser exportar vai exportar sem pedir permissão, quem quiser importar, vai importar, quem quiser comprar dólares vai poder comprar; quem quiser vender vai poder vender; ninguém será perseguido.

O ministro esclareceu que o Banco Central intervirá quando for necessário para manter um preço que a autoridade monetária considere razoável.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias