Saúde
Hospital Universitário de Santa Maria passa a ser centro de referência para vítimas de abuso
Mulheres não precisam de encaminhamento da polícia para serem atendidas
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) conta agora com a primeira equipe referência para atendimentos a meninas vítimas de abuso a partir de 15 anos. É a chamada equipe matricial do Grupo de Trabalho Integrado de Enfrentamento às Violências. As informações são da Rádio Gaúcha.
De acordo com uma das coordenadoras da equipe, Vergínia Rossato, já aconteceu de vítimas de abuso não serem atendidas porque não tinham encaminhamento da polícia ou de outra unidade de saúde. Agora, de acordo com ela, isso não vai mais acontecer. A nova equipe, composta por quatro pessoas, capacitou na última terça-feira 75 profissionais do hospital que trabalham no pronto-socorro, que atende 24 horas. A ideia é facilitar o atendimento sem constranger a vítima.
A partir de agora, todos, desde o recepcionista até o médico, estarão preparados para atender a vítima de abuso. Depois, essa equipe especializada, composta por duas enfermeiras, uma médica e um psicóloga, atende a vítima e faz os encaminhamentos necessários – para polícia e assistência social e psicológica.
A capacitação aconteceu depois de um acordo com a Promotoria da Infância e da Juventude. Nos próximos dias, acontece a capacitação de mais equipes e a ideia é que, no futuro, também seja feito o mesmo processo para vítimas menores de 15 anos.