Notícias



Argentina

Macri diz que combate à pobreza e ao narcotráfico serão prioridades

Presidente fez juramento no Congresso e tomou posse nesta quinta-feira

10/12/2015 - 15h45min

Atualizada em: 10/12/2015 - 15h45min


JUAN MABROMATA / AFP

Em discurso de posse durante juramento no Congresso, nesta quinta-feira, o novo presidente da Argentina, Mauricio Macri, declarou que as prioridades de seu governo serão combate à pobreza, ao narcotráfico e unir o país. Macri também afirmou que irá governar com transparência e sem "o personalismo dos que atropelam as instituições por motivos pessoais". A ex-presidente Cristina Kirchner não compareceu à cerimônia.

Após oito anos na presidência, Cristina Kirchner se despede do governo

- É um desafio depois de anos de prepotência e enfrentamento inútil. Temos de crescer. Quem votou em nós quer três coisas: pobreza zero, derrotar o narcotráfico e união de todos. Vamos universalizar a proteção social para que nenhuma criança fique desprotegida - discursou o presidente, ressaltando que adotará políticas para geração de emprego.

Os desafios e prioridades do novo presidente argentino, Mauricio Macri

Durante o governo passado, oposicionistas e formadores de opinião acusavam a gestão de Cristina Kirchner de omitir dados estatísticos da economia, como a taxa de inflação.

Macri salientou, ainda, que vai buscar unidade e cooperação da América Latina com o restante do mundo e o fortalecimento da democracia na região para superar as adversidades. O novo presidente também defendeu a Justiça independente na Argentina.

As consequências da vitória de Mauricio Macri na Argentina

- Queremos ter um relacionamento normal com todos os países do mundo. No nosso governo, não haverá juízes macristas, não pode haver juízes militantes de algum partido político, não são bem-vindos no meu governo.

Conheça a primeira-dama argentina, a mulher que suaviza a imagem de Macri

Ele também prometeu combater a corrupção e pediu paciência e apoio aos argentinos.

- Esse governo vai combater a corrupção. Vou ser implacável com os corruptos. Não importa o partido. Estamos unidos pela democracia e para ver uma Argentina desenvolvida. Os desafios à frente são enormes e não poderão ser resolvidos de uma hora para outra, mas asseguro que vamos dar pequenos passos a cada dia. Conto com vocês para governar.

Presidente eleito da Argentina quer suspensão da Venezuela do Mercosul
Macri aposta no diálogo e na união nacional para ajeitar economia

O novo presidente sucede Cristina Kirchner, que ocupou a Presidência argentina durante oito anos. Cristina não compareceu à cerimônia de posse de Macri.

Mauricio Macri foi eleito no segundo turno das eleições, em 22 de novembro, com 51,42% dos votos, contra 48,60% de Daniel Scioli, o candidato apoiado pelo governo.

Opositor Mauricio Macri é eleito presidente na Argentina e encerra era Kirchner

Estão presentes na posse os presidentes da Colômbia, da Bolívia, do Uruguai, do Paraguai e do Chile. A presidenta Dilma Rousseff não chegou a tempo da posse porque a cerimônia foi antecipada. Está previsto um encontro de Dilma com Macri na Casa Rosada.

*Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias