Efeito das cheias
Sobe para 22 número de municípios em situação de emergência por causa das chuvas no RS
Outras cinco prefeituras somaram-se às 17 que haviam elaborado decretos na última semana, mas contingente de desabrigados e desalojados diminuiu
Aumentou de 17 para 22 o número de municípios em situação de emergência devido às chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil no fim da tarde desta quarta-feira, as prefeituras de Floriano Peixoto, Itaqui, Jaguari, Passa Sete e Progresso emitiram decretos. Apesar disso, diminuiu o contingente de famílias fora de casa. Na terça-feira, eram 1.564 desalojadas e outras 164 desabrigadas. Agora, são 1.503 e 150, respectivamente.
Previsão de temporais deixa Fronteira Oeste em novo alerta
A previsão de volumes expressivos de chuva, na faixa dos 100 milímetros em algumas localidades, mantém o órgão mobilizado, principalmente na Fronteira Oeste. O coordenador regional da Defesa Civil na região, major Rinaldo Castro, diz que as últimas medições dos rios mostram estabilização nos níveis, mas lembra que ainda há nebulosidade e possibilidade de temporais:
– Os rios estão baixando. Se não houver nenhuma precipitação, as famílias que estão fora de casa poderão retornar nos próximos dias. Hoje, a chuva foi esparsa, não houve nenhum temporal, mas estamos em estado de alerta.
Número de famílias afetadas pelas chuvas no RS passa de 2 mil
Durante a quarta-feira, foram registradas precipitações fracas em Quaraí, Uruguaiana e Alegrete.
Rios começam a baixar na Fronteira Oeste, e famílias voltam para casa
Confira os municípios que decretaram situação de emergência:
Cândido Godói
Gramado dos Loureiros
Guarani das Missões
Liberato Salzano
Não-Me-Toque
Nonoai
Quaraí
Barra do Quaraí
Roque Gonzales
Santo Ângelo
São Miguel das Missões
Três Palmeiras
Trindade do Sul
Uruguaiana
São Borja
Ibirubá
Quinze de Novembro
Floriano Peixoto
Itaqui
Jaguari
Passa Sete
Progresso
Leia as últimas notícias do dia