Entretenimento



80 anos esta noite

Top 10: filmes essenciais de Woody Allen

Diretor e roteirista que completa oito décadas nesta terça-feira é um dos mais cultuados e imitados da atualidade

01/12/2015 - 03h02min

Atualizada em: 01/12/2015 - 03h02min


Daniel Feix
Daniel Feix
Enviar E-mail
United Artists / Divulgação
Woody Allen em Manhattan

Em homenagem aos 80 anos de Woody Allen, ZH publica um top 10 com os filmes essenciais do cineasta. Confira a seguir, filme a filme, e aproveite para votar no seu preferido:

Leia: cineasta completa 80 anos destruindo clichês sobre sua obra

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
A história de amor de Alvy Singer e Annie Hall é tida como uma das melhores comédias românticas do cinema - além de um dos projetos mais pessoais da carreira de Allen. Venceu quatro Oscar (melhor filme, direção, roteiro original e atriz, para Diane Keaton).

Manhattan (1979)
Esta declaração de amor do cineasta a Nova York acompanha as desventuras intelectuais e amorosas de um escritor divorciado - na cidade que ele tanto ama.

Zelig (1983)
Inventivo e provocador, este falso documentário narra a vida de Leonard Zelig, um homem-camaleão que tinha o dom de modificar a aparência para agradar aos outros.

Artigo: Woody Alen se liberta com seus alter egos
'Blue Jasmine' bate recorde de arrecadação de sua carreira
Todas as críticas e notícias de cinema em ZH

A Rosa Púrpura do Cairo (1985)
Poderosa reflexão sobre a magia do cinema e, ao mesmo tempo, a fábrica de ilusões de Hollywood. Narra a história de uma garçonete (Mia Farrow) que foge de sua triste realidade na sala escura - e vai parar "dentro do filme" que vê.

Hannah e suas Irmãs (1986)
As histórias de uma família disfuncional se entrecruzam nesta obra-prima que ganhou três Oscar (de roteiro original, ator e atriz coadjuvante, para Dianne Wiest e Michael Caine).

A Era do Rádio (1987)
Aqui são os encantos do rádio que estão no horizonte do diretor e roteirista, que volta à II Guerra Mundial para retratar a vida de uma ordinária família judia nova-iorquina à época.

Crimes e Pecados (1989)
Um dos melhores dramas do cineasta (que é mais conhecido por suas comédias), este longa narra duas histórias paralelas de infidelidade - e um crime em consequência deste pecado original.

Maridos e Esposas (1992)
Outra obra-prima sobre a derrocada dos relacionamentos, esta comédia dramática acompanha o distanciamento de dois casais - e sua atração por outras pessoas.

Desconstruindo Harry (1997)
O clássico escritor alter ego de Allen tem aqui uma de suas aventuras mais inspiradas. O grupo de personagens que cruzam o seu caminho é particularmente interessante.

Match Point (2005)
Uma das grandes histórias de "crime e castigo" do cineasta, esta trama sobre o trágico desdobramento de uma ciranda de relacionamentos na high society londrina tem Scarlett Johansson entre suas protagonistas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias